Campanha Dezembro Vermelho movimenta campi do IFRN

A campanha é promovida pelo Ministério da Saúde e acontece em todo o país

Publicada em 13/12/2017 Atualizada há 12 meses

Painel - Campus Nova Cruz

O IFRN, através de suas equipes de saúde em cada campus, aderiu à Campanha Dezembro Vermelho, promovida pelo Ministério da Saúde em todo o país. Fazendo parte das ações sistêmicas fomentadas pela Diretoria de Atividades Estudantis (DIGAE) em 2017, a campanha tratou da prevenção à Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), cujos índices vêm aumentando principalmente na faixa de 13 a 29 anos nos últimos 10 anos.

No dia 04/12 foi realizada uma videoconferência transmitida do Campus Natal-Central, sob a condução do GT Saúde, com um militante da causa e um médico infectologista que bateram uma bate-papo e tiraram as dúvidas sobre o assunto de alunos de 9 campi do instituto. Mas as ações não param por aí. Há painéis cheios de informação e criatividade decorando os prédios do instituto. Os campi de Macau, Parnamirim e Apodi reforçaram a divulgação do tema através de panfletos, distribuição de preservativos e mural de dúvidas. Em Parelhas, Nova Cruz, Pau dos Ferros e São Gonçalo, teve roda de conversa e estão previstos testes rápidos e vacinação contra HPV como atividades integrantes da campanha. No Campus Natal-Cidade Alta, o assunto foi tema de aula ministrada pela médica do campus e em Currais foi realizado o simpósio HIVisibilidade em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O lúdico também se mostrou presente por meio de jogos abordando essa temática em Mossoró e Ceará-Mirim. Por fim, os alunos de Caicó produziram curtas sobre prevenção à Aids e IST, que estão sendo divulgados diariamente nas redes sociais do campus.

extensao
pesquisa