Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SETEMBRO VERDE

Caminhada neste sábado, 23, encerra campanha de doação de órgãos e tecidos

Ação conta com apoio do Campus Natal-Central do IFRN

Publicada em 22/09/2017 Atualizada há 1 ano

Neste sábado (23), a Central de Transplante do Rio Grande do Norte promove a quinta edição da Caminhada pela Vida. Com início previsto para às 7h30, a concentração da caminhada vai ser em frente ao Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN e segue para o Parque das Dunas, nesse último acontece uma programação cultural para celebrar o dia nacional de doação de órgãos.

A atividade encerra a programação do Setembro Verde, que é realizado com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde Pública e tem como intenção informar, esclarecer dúvidas e incentivar, a sociedade sobre a doação de órgãos.

As ações desenvolvidas contam com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, do CNAT/IFRN, do projeto Setembro Cidadão, da UNI-RN e do Instituto do Bem.

Doação de órgãos

A doação de órgãos e tecidos é um gesto solidário que permite às famílias que perderam seus entes queridos a oportunidade de deixar parte deles vivendo em outras pessoas. Este nobre gesto tem contribuído para salvar ou melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o Brasil.

Com o objetivo de ampliar a temática da Doação de Órgãos para discussão nos segmentos sociais, o Ministério da Saúde, através do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) desenvolve, no mês de setembro, uma campanha nacional pela doação de órgãos e tecidos, o “Setembro Verde”.

A campanha recebe esse nome porque em setembro se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos, no dia 27. A data foi instituída pela lei 11584/2007, e a cor verde faz referência à cor do laço símbolo mundial da doação de órgãos e tecidos para transplantes.