Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Intercâmbio

Bolsas de estudo no Canadá: inscrições abertas para estudantes da Rede Federal

2 alunos do IFRN serão selecionados para participar da Chamada Nacional

Publicada em 23/05/2016 Atualizada há 12 meses

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o CICan (Colleges and Institutes Canada) lançaram, no dia 20 de maio, a chamada pública do Programa de Bolsas de Estudo Canadá/Brasil, que abre oportunidade de 16 meses de intercâmbio em instituições canadenses, no período de setembro de 2016 a dezembro de 2017. Ao total, serão ofertadas 10 bolsas exclusivas para estudantes de cursos superiores de tecnologia da Rede Federal. 

Para concorrer as bolsas de estudo, os alunos do IFRN deverão participar de uma Chamada Interna que irá selecionar dois alunos para concorrer na nacional. O formulário de inscrição e todos os documentos comprobatórios devem ser entregues ao assessor internacional ou representante da instituição brasileira até o dia 6 de junho, para os candidatos que ainda não tiverem o certificado de proficiência em língua estrangeira, e 15 de junho de 2016, para os que já tiverem o referido certificado em mãos. Os candidatos deverão enviar os documentos digitalizados dentro dos prazos do cronograma deste edital para o e-mail aseri@ifrn.edu.br com o assunto “Edital CONIF CICan”. 

Serão concedidas sete bolsas para estudos em inglês e três para estudos em francês. Além de subsídio mensal e seguro-saúde, a bolsa cobrirá despesas com testes de idiomas, mensalidades e viagem (Brasil-Canadá-Brasil). O estudante também receberá auxílio financeiro para se instalar naquele país e para aquisição de material. Durante o período no Canadá, o aluno participará de curso de línguas (quatro meses), dois semestres acadêmicos (oito meses) e estágio/inserção na área de estudo ou projeto de pesquisa (dois a três meses).  

A assessora de Relações Internacionais do Conif, Marjorie Cerejo, destaca que a iniciativa é uma forma de incentivar ações de cooperação que fortaleçam o ensino de idiomas e o intercâmbio cultural. “Com o lançamento desta chamada pública, o Conif fomenta a integração e contribui para a consolidação do processo de internacionalização das instituições federais de educação profissional, científica e tecnológica”, afirma.

Requisitos – Para pleitear a bolsa, o candidato deve ter cursado dois semestres consecutivos, sem reprovações; comprovar nota média geral igual ou superior a sete pontos; possuir proficiência em língua inglesa ou francesa e, no retorno ao Brasil, ter, no mínimo, um semestre letivo para ser concluído.

Inscrições – O formulário de inscrição e os documentos comprobatórios devem ser enviados à instituição de ensino brasileira até o dia 15 de junho. São necessários: documento de identidade, histórico escolar traduzido (inglês ou francês), descrição de cursos e disciplinas traduzida (inglês ou francês), currículo traduzido (inglês ou francês), comprovante de proficiência em língua inglesa ou francesa, carta de intenções, Termo de Compromisso e Formulário de Consentimento e Liberação de Informações Pessoais.

O resultado final será divulgado em 30 de junho. No mês seguinte, o Conif e o CICan definirão a instituição de destino de cada estudante.

Chamada Pública - CONIF- ASERI

Formulário de inscrição e informações em inglês

Formulário de inscrição e informações em francês

Clique aqui para acessar a Chamada Pública nº 01/2016.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Conif

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas