CAMPUS ZONA NORTE

Aumento de produção científica consolida pesquisas na unidade

Artigo desenvolvido no campus foi destaque em Congresso na Escócia

Publicada em 25/06/2015 Atualizada há 1 ano

Professor Roberto Lima apresentou artigo no XV Congresso Mundial da Água

Nos últimos meses, a comunidade acadêmica do Campus Zona Norte passou a conviver com aprovações de artigos de alunos e professores para congressos nacionais e internacionais, além de publicações em revistas do mundo todo. Colecionar bons resultados em mostras científicas e tecnológicas tem se tornado fato recorrente.

Parte do sucesso se deve à preocupação do Instituto com o uso sustentável dos recursos naturais. Atualmente, estudantes e professores desenvolvem na Escola uma série de pesquisas que envolvem tratamento da água, tanto para reuso como para captação e distribuição.

Uma dessas pesquisas se transformou no artigo "Eficiência de Argilas Modificadas no Abrandamento da Água", desenvolvido em conjunto pelo professor Roberto Lima e pelos alunos Álex Santos, Paulo Douglas Santos, Rayane Medeiros e Vitor Greati, que busca avaliar a eficiência de dois tipos de argila, a bentonita e a vermiculita, matérias-primas abundantes no planeta e, portanto, de baixo custo. "Essas argilas foram submetidas a processos químicos em nosso laboratório na expectativa de ampliar suas capacidades de adsorção de cálcio para tratamento de águas duras (salobras)", explicou Roberto.

"As águas duras são muito comuns na nossa Região Nordeste, devido às características do solo, com vastos depósitos de rochas calcárias", complementou o professor, que revelou também alguns resultados de pesquisas realizadas com a vermiculita: "Se tratada com cloreto de sódio, essa argila apresenta excelente potencial para tratar a água salobra, indicando redução de dureza acima de 50%".

Segundo o professor, a água de dureza elevada pode causar problemas de saúde tanto nos consumidores, como pedras nos rins, osteoporose, resistência à insulina e mau funcionamento do intestino, como em equipamentos industriais, incrustando tubulações de caldeiras, por exemplo.

O trabalho, que envolve a tese de doutorado do educador, foi submetido em 2014, tendo sido escolhido pelo comitê técnico-científico para apresentação oral no XV Congresso Mundial da Água, que aconteceu no mês de maio em Edinburgh, capital da Escócia. "Ao final da apresentação, fui procurado pelo responsável pelo relatório do evento para uma entrevista, porque nosso projeto havia sido eleito destaque da categoria Tecnologia Social. Segundo ele, as informações prestadas serão publicadas em juho nas Conference Proceedings (relatório), na área de inovações tecnológicas", revelou o pesquisador.

Além disso, o trabalho na íntegra será publicado no periódico Water Internacional ainda neste ano.

extensao