Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Educação Profissional

Aula inaugural marca o início do Pronatec no IFRN

Campus Parnamirim sai na frente oferecendo 10 cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores

Publicada em 02/03/2012 Atualizada há 1 ano

A partir da segunda quinzena desse mês as primeiras turmas do Pronatec do IFRN iniciarão suas atividades no Campus Parnamirim.  A aula inaugural do Programa foi ontem à noite.   Além do diretor-geral do Campus, prof. José de Ribamar de Oliveira, estiveram presentes à solenidade o reitor do IFRN,  prof. Belchior de Oliveira Rocha, o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques dos Santos, a secretária municipal de Assistência Social , Marta Lopes, o pró-reitor de Extensão do Instituto, prof. Wyllys Farkatt, entre outras autoridades do município.   Alunos selecionados pela prefeitura para participar do programa, servidores do IFRN e da Prefeitura de Parnamirim lotaram não só o auditório como o hall de entrada do campus.

Criado em outubro do ano passado pela presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e  democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica para a população brasileira.  Nos próximos quatro anos o governo  federal pretende criar 8 milhões de vagas para acabar com o apagão de mão de obra qualificada que entrava o desenvolvimento econômico e social do País.

No âmbito do IFRN, o Campus Parnamirim será o primeiro a oferecer cursos de qualificação dentro do Programa,  como: agentes de projetos sociais, arquivador, auxiliar administrativo, auxiliar de eletricista, inspetor escolar, instrutor e reparador de redes de computadores, montagem e manutenção de computadores, operadorde computador, programador web e reparador de circuitos eletrônicos.

O diretor-geral do Campus Parnamirim, José de Ribamar Oliveira, agradeceu a toda a equipe do IFRN e das secretarias de Educação e de Assistência Social do Município, em especial aos coordenadores técnicos do Pronatec no IFRN, prof. Otávio Tavares, e no município, Kátia Cristina Soares.  "Este campus pertence a todos nós - servidores, alunos e à comunidade em geral, que encontrará nossas portas sempre abertas", disse o diretor.

Serão formadas nove turmas de 30 alunos cada, distribuídas nos turnos noturno e vespertino e em dois semestres (2012.1 e 2012.2).   "Estas são só as primeiras turmas, mas em breve outros campi do Instituto também se incorporação ao Programa", afirmou  o reitor Belchior de Oliveira Rocha no seu discurso.  Em relação à atuação do Campus Parnamirim no Programa, o reitor disse que a escola vai atuar fortemente na capacitação dos moradores da cidade para que eles consigam responder à demanda das empresas que se instalam na região. 

A preocupação com a empregabilidade dos alunos do Pronatec também foi citada no discurso do prefeito de Parnamirim, Maurício Marques do Santos.  "Está na hora de deixarmos de ver Parnamirim como sendo apenas uma cidade-dormitório e passarmos a encará-la como uma cidade de oportunidades.  A prefeitura vai se esforçar ao máximo para que os alunos que se formem no programa consigam trabalho aqui mesmo", concluiu.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas