Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Psicologia Transpessoal

Arte nas paredes do Campus Parelhas

Mandalas foram pela professora Daiane Golbert, com colaboração da diretora-geral Gerlúzia Azevedo

Publicada em 31/01/2018 Atualizada há 1 ano

Professoras responsáveis pelas mandalas.
Nas primeiras semanas de janeiro de 2018, o CampusParelhas do IFRN recebeu a criatividade da professora e astista Daiane Golbert, com a colaboração e coordenação da professora de artes do Campus, artista plástica e Diretora-Geral Gerlúzia Azevedo. As duas ilustraram os ambientes do prédio central com mandalas. "O objetivo principal foi trazer positividade e tranquilidade ao ambiente", explicou Daiane. 
 
De acordo com a pesquisadora, mandalas (palavra da língua sânscrita, significando círculo ou centro) são representações geométricas concêntricas e repletas de elementos da natureza, normalmente utilizadas como expressões artísticas meditativas. Em termos de artes plásticas, a mandala apresenta sempre grande profusão de cores e um objeto ou figura que ajuda na concentração para se atingir outros níveis de contemplação. 
 
"Há toda uma simbologia envolvida e uma grande variedade de desenhos de acordo com a origem. Como uma expressão do ser, a psicologia de Carl Jung utiliza a simbologia de mandalas para descrever o “eu”, sendo atualmente parte dos estudos da Psicologia Transpessoal", esclareceu Golbert. A professora complementa que os desenhos envolvem a harmonia e o equilíbrio das diversas forças opostas dentro da psique humana, que são influenciadas pela sua experiência e valores de vida sociocultural ou coletiva. 
 
As mandalas do IFRN Campus Parelhas foram elaboradas em pintura à mão livre, representando energias positivas para harmonizar o ambiente.