Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Volta às aulas

Campus Parnamirim recebe alunos para início de ano letivo

Estudantes participaram de Seminário de Integração e falaram sobre expectativas para 2019

Publicada em 20/02/2019 Atualizada há 1 ano

Seminário de Integração Acadêmica reuniu calouros e veteranos

“Eu não acreditei quando recebi a nota de que tinha passado. Foi uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida, saber que eu teria um ensino de qualidade”, conta o estudante Erick Kawuan, ingressante no Curso Técnico Integrado de Mecatrônica do Campus Parnamirim. Assim como Erick, Marcus Vinícius também é calouro no Curso Técnico Integrado de Mecatrônica, e afirma estar bastante ansioso com o início das aulas e com o 1º ano como aluno do IFRN. “Pretendo fazer de tudo para tirar notas boas e me igualar ao nível da Instituição. Eu sabia que tinha capacidade de passar na prova, estou muito feliz por ter tomado essa decisão”, comentou.

E não são apenas os ingressantes que estão movimentando o Campus, mas os demais alunos que retornaram às aulas. E é neste clima de início de ano letivo que a equipe de Comunicação Social do Campus cobriu a realização do Seminário de Integração Acadêmica, na segunda-feira (18). Organizado pela Equipe Técnico Pedagógica (Etep), o encontrou contou com ações desenvolvidas pela Direção-Geral, Diretoria Acadêmica, Coordenação de Curso, Coordenação de Atividades Estudantis e Grêmio Estudantil. 

Acolhimento

Maria José Bezerra, da Etep, explica que o “Seminário de Integração Acadêmica tem por objetivo ser um espaço de acolhimento, orientação, diálogo e reflexão, no qual o aluno ingressante começa a conhecer a estrutura de funcionamento do IFRN”. Durante o Seminário, Maria José explicou que, o Grêmio Estudantil promove um tour pelo Campus, a fim dos estudantes conhecerem e se informarem sobre as formas de acesso aos serviços de apoio ao estudante. "É durante o Seminário que o estudante começa a se apropriar dentre outras coisas, dos seus direitos e deveres enquanto aluno que agora sustenta a marca de ser IFRN”, completou.

Já para Yasmin de Azevedo e Alisson Luan, alunos concluintes do Curso Técnico Integrado de Informática, a meta agora é aproveitar o último ano e ingressar no ensino superior. “Quero ter um bom desempenho nas provas e trabalhos finais e estudar para o Enem, para que, ao término do ano, eu possa me formar e entrar na Universidade”, disse Alisson. O estudante destacou, ainda, as contribuições do IFRN na sua trajetória como aluno: “o Instituto representou para mim uma escada de aprendizagem. O Campus Parnamirim em si tem uma característica bem singular de formar profissionais, não somente com o ensino técnico, mas desenvolvendo a área humana de seus estudantes”, concluiu. Para Yasmin, o IFRN possibilitou experiências e conhecimentos como aluna e profissional: “a Instituição me ofertou uma educação pública de qualidade, algo que só consegui quando entrei aqui”, declarou.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas