Campus Santa Cruz

Alunos se classificam para segunda etapa do Desafio de Ideias

Evento faz parte do XI Connepi, que acontece de 6 a 9 de dezembro em Maceió-AL

Publicada em 20/10/2016 Atualizada há 12 meses

Jovens criaram chuveiro ecológico para controle do consumo de água que pode ser usado por deficientes visuais e auditivos

Os alunos do Campus Santa Cruz Valdeir Farias, Valdirene Queiroz e Igor Oliveira se classificaram para a segunda etapa do Desafio de Ideias, um dos eventos do XI Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação – Connepi, que será realizado entre os dias 6 e 9 de dezembro em Maceió-AL. O resultado foi divulgado no site da mostra na terça-feira (18).

Valdeir e Valdirene trouxeram hoje (20) ao Campus, durante a II Jornada de Diálogos sobre Acessibilidade e Inclusão do Campus, o projeto que está na disputa por uma vaga no Desafio. Batizado de "Chuveiro Ecológico Microcontrolado por Celular", o "Chuveco" é um sistema criado para educar o usuário quanto ao desperdício de água.

"Esperamos que, através do desenvolvimento desse tipo de tecnologia, possamos estimular as pessoas a ter um consumo consciente da água e, como consequência, ajudar o meio ambiente", revelou Valdirene.

O equipamento é capaz de notificar o usuário em tempo real, através de LEDs, e mostrar o volume de água que está sendo gasto durante o banho. Essa informação também pode ser visualizada através de um aplicativo para smartphone, muito útil para pessoas com deficiência auditiva. "Elas vão poder observar a mudança de cores em seu chuveiro ao ultrapassar os limites de consumo de água para o banho, estimulando o consumo consciente", explicou Valdeir.

De acordo com o estudante, o Chuveco foi feito também para pessoas com deficiência visual. "Além da iluminação, o sistema emite um sinal sonoro para que o usuário saiba que excedeu durante o banho 45 litros de água, limite estabelecido pela ONU", completou.

O trabalho, desenvolvido há quatro meses, conta com a orientação dos professores Jackson Azevedo e Renata Romano.

Acessibilidade e inclusão

O chuveiro possui tecnologia embarcada de baixo custo, capaz de notificar o usuário em tempo real através de LEDs, o volume de água que está sendo gasto durante o banho. Essa informação também pode ser visualizada através de um aplicativo para celular, que receberá as informações do consumo de água e tempo gasto no banho. O aparelho foi feito também para ser usado por deficientes visuais e auditivos.

Bem-estar ao alcance de todos

O sistema é equipado com LEDs que misturam as cores básicas: vermelho, verde e azul, transformando o banho em uma breve sessão de cromoterapia conhecida como terapia das cores, que ajuda o equilíbrio físico e emocional.

Economia

Segundo Valdirene, é possível economizar bastante com o Chuveco. "Durante dois meses, realizamos vários testes em residências do município de Santa Cruz. A economia de energia chegou a 55%", ressaltou.

Praticidade e preço como vantagens

O sistema pode ser instalado em qualquer tipo de chuveiro com ou sem entrada de energia, pois ele também pode funcionar com uma bateria de 9V. Essa funcionalidade torna o Chuveco um equipamento inclusivo e acessível a todas as classes sociais. Segundo os desenvolvedores do projeto, o custo para criar o protótipo foi de apenas R$ 68,00.

Informações técnicas

• Sensor de fluxo de líquido de 1/2 - mede a quantidade de água que passa pelo cano;
  • Seu consumo energia equivale a 5 watts por mês ou;
  • Pode ser utilizado com a bateria de 9V;
  • Utiliza módulo bluetooth;
  • LED RGB “Vermelho, Verde e Azul”;
  • Efeito de Cromoterapia;
  • Microcontrolador Arduino Nano;
  • Aplicativo para acompanhamento por celular que mostra o consumo de água durante o banho e sua duração;
  • É adequado a qualquer modelo de chuveiro;
  • Economia de água comprovada em mais de 55% no consumo de água.
pesquisa