Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Zona Norte

Alunos são premiados na Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia

Foram três primeiros lugares, um segundo lugar e dez credenciamentos

Publicada em 04/10/2016 Atualizada há 1 ano

Neste ano, o Campus Zona Norte bateu o seu recorde de prêmios conquistados em uma edição da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit 12). Considerada como uma das principais mostras científicas do Nordeste, o evento foi realizado entre os dias 27 e 30 de setembro na Faculdade Uninassau, em Recife-PE. 

No total, foram três primeiros lugares, um segundo lugar e dez credenciamentos (números superiores à participação do ano anterior, quando os alunos obtiveram um primeiro, um terceiro e um quarto lugar, em suas categorias, e dois credenciamentos. 

Um dos trabalhos premiados foi o do aluno Magno Nascimento, que conquistou o 1º lugar da categoria Ciências Exatas e da Terra. "Ficamos surpresos com o resultado, porque havia vários projetos bons na disputa. Receber esse prêmio foi revigorante, depois de um ano e três meses de muita pesquisa para elaborar o nosso trabalho", revelou o estudante.

O estudante realizou estudos e ensaios para verificar a eficiência do pó da casca do coco verde no abrandamento da água dura (salobra). "O projeto visa à descontaminação de forma natural e eficiente desse tipo de água, visto que é uma forma consciente de reaproveitar os resíduos da casca de coco verde, que vem gerando cerca de 800 mil toneladas anuais de lixo", explicou o professor Roberto Lima, orientador do estudante.

Na Fenecit 12, Magno também conquistou o credenciamento para dois eventos: a Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (Febrace), que será realizada no mês de março, em São Paulo-SP, e o Foro Internacional de Semilleros em Investigación, que acontecerá em 2017 na Colômbia. Para o próximo ano, o jovem já garantiu o credenciamento para o Foro Internacional de Ciéncia e Ingenieria, previsto para o mês de agosto, em Santiago, no Chile.

Feliz com os resultados, ele já projetou os próximos passos da pesquisa. "Vamos ver a possibilidade de produzir um sistema filtrante com apoio de projetos já desenvolvidos na escola. Além disso, nossa intenção é direcionar esforços para a publicação de artigos para contribuir com o processo de iniciação científica de mais alunos", completou. 

SmartGás: Duas vezes o melhor só neste ano

Outro trabalho que ficou com o primeiro lugar da categoria Ciências e Engenharias foi o "SmartGás", um aplicativo móvel para monitoramento de gás de cozinha, responsável por processar informações referentes ao botijão, para controle do consumo doméstico, desenvolvido pelos alunos Gabriel Medeiros e Matheus dos Santos, sob orientação dos professores Edmílson Campos e Alba Lopes.

"Dados como peso atual e ocorrência de vazamentos serão coletados por meio de um suporte inteligente, que pesará o botijão, e de um sensor capaz de identificar vazamentos, que enviará essas informações ao SmartGás pela internet, em tempo real", explicou Alba.

Com a ideia, a equipe conquistou também o credenciamento para a Feria Internacional de Ciéncia e Tecnologia (Cientec 2017), que será realizada no próximo ano em Lima, no Peru. O artigo dos estudantes já havia sido premiado como o melhor da categoria Resumos Expandidos no "Computer on the Beach". O congresso foi realizado no mês de abril, em Florianópolis, Santa Catarina. 

Confira a lista dos alunos premiados no site do Campus Zona Norte

Palavras-chave:
ensino
pesquisa

Notícias relacionadas