Secitex

Alunos que desenvolvem o projeto Crab farão a abertura do evento

Além da recepção aos congressistas, haverá apresentação musical com banda formada por professores do IFRN

Publicada em 13/10/2015 Atualizada há 1 ano

Alunos e professores vão contar como foi a experiência de desenvolvimento do projeto

A Semana de Ciência e Tecnologia do IFRN (Secitex) terá sua abertura oficial no dia 18 de novembro, a partir das 19h, no Campus Santa Cruz. Além da recepção aos participantes, a abertura contará com um momento de motivação. Os alunos Iago Souza e Maraysa Araújo, do curso técnico integrado em Eletrônica do Campus Natal-Zona Norte, vão apresentar o caso bem sucedido do projeto Crab (caranguejo, em inglês). A ideia dos estudantes foi desenvolver um robô movido a energia solar que ajuda cadeirantes a se locomover em locais com muita areia, como a praia, onde o movimento de cadeira de rodas fica impedido.

Além de conquistar o prêmio máximo de R$ 30 mil no quadro Jovens Inventores, do Caldeirão do Hulck, o projeto foi premiado em importantes eventos científicos nacionais e internacionais, como a primeira colocação no IX Concurso Latino-Americano de Projetos de Computação, que aconteceu em março de 2014, no México. Os professores orientadores, Arthur Salgado e João Teixeira, também vão participar da apresentação. O objetivo é despertar nos estudantes o interesse pela pesquisa. Após o compartilhamento da experiência, haverá um show com banda formada por professores do IFRN. Informações mais detalhadas sobre o grupo e o show serão divulgadas em breve.

A programação da Secitex foi discutida no dia 9 de outubro, em reunião promovida pela comissão organizadora. Participaram da reunião o pró-reitor de Pesquisa e Inovação (Propi), José Yvan Pereira Leite; a pró-reitora de Extensão (Proex), Régia Lúcia Lopes; a diretores de Programas e Projetos, Sandra Nóbrega, o secretário executivo ds Proex, Fernando Antônio da Silva; a coordenadora de Extensão do Campus Santa Cruz, Samira Delgado; o coordenador de Pesquisa do Campus, João Teixeira, e os professores Leandro Costa e Leonam Coutinho.

As atividades ainda estão sendo articuladas, mas o calendário geral do evento já foi organizado, podendo haver pequenas alterações até a realização. O primeiro dia, 18 de novembro, contará com credenciamento, a partir das 16h, e a abertura oficial, às 19h. No dia 19, pela manhã, serão concentradas as apresentações orais do Congresso de Iniciação Científica (Congic) e do Simpósio de Extensão.

As apresentações de banners e a Mostra Tecnológica acontecerão em três rodadas: na tarde do dia 19 e na manhã e tarde do dia 20, com apresentações culturais acontecendo concomitantemente no espaço destinado aos banners. A Olimpíada de Robótica vai acontecer no final da tarde do dia 19, enquanto palestras e mesas-redondas ficam reservadas para as tardes dos dias 19 e 20. As palestras ainda estão sendo definidas.

Na programação cultural, haverá ainda o Encontro de Corais, no dia 19 de novembro, no Teatro Municipal de Santa Cruz, e a Noite Cultural dia 20, na Praça de Eventos da cidade, com apresentações de artistas do IFRN. No dia 21 de setembro, acontece exclusivamente a premiação da Mostra Tecnológica, da Olimpíada de Robótica e dos trabalhos melhor avaliados no Congic, no Simpósio de Extensão e na Expotec.

Em breve, a comissão organizadora divulgará o período para a inscrição de apresentações culturais. A divulgação dos trabalhos aceitos será realizada no dia 24 de outubro. É a primeira vez que o IFRN realiza a Secitex, que reúne os maiores eventos científicos do Instituto: o Congic, o Simpósio de Extensão, a Mostra Tecnológica, a Olimpíada de Robótica, realizada também pela primeira vez, além da Expotec do Campus Santa Cruz.

Serviço:

Semana de Ciência e Tecnologia do IFRN (Secitex)

Onde: Campus Santa Cruz

Quando: 18 a 21 de novembro de 2015