Alunos do IFRN representam o estado em evento internacional

Edição latinoamenricana da Infomatrix está acontecendo em Guadalajara, no México

Publicada em 28/03/2017 Atualizada há 1 ano

Estudantes de dois campi integraram comitiva

Desde o último domingo, 26, a cidade de Guadalajara, no México, está sediando a Infomatrix Latinoamérica, um concurso de projetos científicos e tecnológicos organizados pela Sociedade Latino Americana de Ciência e Tecnologia (SOLACYT). No evento, o IFRN está representado pelos alunos Pedro Cardoso e Macial Freire Filho, do Campus Natal-Zona Norte, e Alex Bruno da Paz Silva, do Campus Santa Cruz.

O projeto Energia do Sertão, de Alex Bruno, tem a finalidade de ajudar famílias carentes das zonas rurais nordestinas ainda não beneficiadas por companhias elétricas ou, para as já atendidas por essas companhias, diminuir a fatura mensal da tarifa de energia. A iniciativa é um sistema híbrido que utiliza energia eólica e solar. Entusiasmado, Alex, que agora cursa Licenciatura em Matemática também no Campus do IFRN, relatou: “o IFRN é uma casa que apresenta o mundo aos estudantes. Estou indo conhecer outro país, outra cultura, novas pessoas, além de poder aprender mais sobre o mundo”. O estudante é orientado pelo professor João Teixeira, com coorientação de Salomão Sávio.

Já Pedro e Maciel, alunos do 4º ano do curso integrado em Eletrônica, levaram o projeto CAPA - Colchão de Auxílio a Pacientes Acamados. O Capa tem como objetivo prevenir o aparecimento de lesões por pressão em pacientes acamados. Sua funcionalidade vem através do desenvolvimento de uma cama que, por meio da análise de informações obtidas por sensores, aciona motores para movimentar as áreas diretamente em contato com o acamado, buscando o alívio de pressão e estimulando a circulação sanguínea. O trabalho dos estudantes é orientado pelo professor Arthur Salgado.

extensao