Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

campus apodi

Alunos do IFRN vencem maratona tecnológica em prol da Fruticultura Potiguar

Maratona teve programação de 54 horas ininterruptas e terá entrega de premiações hoje, 3.

Publicada em 03/09/2019 Atualizada há 1 ano

Os alunos do IFRN - Campus Apodi conquistaram o pódio (de 1º e 2º lugar) em desafio realizado durante o Hackfruit 2019. O desafio começou na última sexta-feira (30) e se encerrou neste domingo, 1º, em Mossoró. No total, foram seis equipes na disputa para criar a melhor solução problemas de cadeias produtivas do estado. Os trabalhos vencedores intitulados “Fruta Fácil” e “Main Leaf”, pertencem aos alunos dos Cursos Técnicos Integrados de Agropecuária e Informática: Fredson Philipe, Gustavo Gomes, Juliana Maria, Ruan Kennedy e Wender Enzo. 

Na competição, a escolha do melhor projeto se baseou em critérios de apresentação, aplicabilidade, validação, mercado e monetização. A premiação já é a 2ª conquista dos alunos, só este ano, em disputadas para solucionar problemas de cadeias produtivas no Rio Grande do Norte. 

A programação referente a entrega de prêmios terá início hoje, 3, seguindo até esta quinta-feira (5), e acontecerá durante a realização do Simpósio de Fruticultura na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Mossoró. Os alunos premiados receberão as gratificações individualmente. 

Trabalhos

Com objetivo de criar uma solução inovadora para de integrar produtores de frutas, redes varejistas e consumidores, vem a tona o projeto da plataforma “Fruta Fácil”. Segundo os autores da plataforma, busca-se trazer os benefícios comuns à fruticultura potiguar, abrangendo o aumento no consumo de frutas para contemplar toda a cadeia produtiva. O aplicativo foi desenvolvido pela equipe TechFruit, vencedora da primeira colocação do desafio Hackafruit. 

“Ao longo do desafio, foram identificados os problemas do setor da fruticultura, através da oficina com os empresários do segmento, e, com base nisso, pensamos no aplicativo, que beneficia toda a cadeia produtiva, de forma prática, rápida e inovadora, como propõe a metodologia Hackathon”, explica Juliana Marinho, integrante da TechFruit. 

Evento

O Hackfruit é voltado para aqueles que se interessam em unir habilidades técnicas e conhecimentos para solucionar problemas da cadeia produtiva da Fruticultura do RN através de soluções inovadoras. O evento aconteceu de 30 de agosto a 1º de setembro e teve uma programação de 54 horas ininterruptas, com os participantes atuando em equipes compostas por estudantes de áreas e habilidades diferentes, para buscar soluções relativas aos problemas da cadeia produtiva da Fruticultura no RN.



 





 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas