CAMPUS JOÃO CÂMARA

Alunos do curso Energias Renováveis recebem premiação no IX CONNEPI

Projeto foi premiado com terceiro lugar na categoria

Publicada em 18/11/2014 Atualizada há 1 ano

Os alunos Leonardo Davi Morais, Hallysson Almeida e Willian Budke do curso de Energias Renováveis do Campus João Câmara do IFRN,  sob orientação do professor Alexandro Vladno da Rocha, foram premiados com o terceiro lugar no Desafio de Ideias (Planeta Startup), do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi 2014) .

O grupo concorreu com o projeto "Hybrid – Soluções Energéticas", empresa de projetos customizados de Energia Solar. Eles receberam como prêmio um tablet.

Para o professor Alexandro Vladno, o estímulo ao espírito empreendedor nos alunos é importante no processo de formação profissional, pois muitos deles terão seu próprio negócio e quebra um pouco o paradigma de que o aluno ao sair terá necessariamente que trabalhar em uma empresa. "Na minha percepção, a área de energia solar irá demandar por profissionais liberais para um mercado de consumidores emergentes que desejarão ter a sua própria geração de energia elétrica em casa através de fonte renovável de energia. Para tanto, necessitará de profissionais qualificados para atender a esta necessidade. O projeto dos alunos com a empresa de serviços nesta área está sendo bem feito e a premiação no Universo IF foi o reconhecimento disto", comentou o professor.

"A ideia do Startup foi e é de fundamental importância para nosso desenvolvimento acadêmico e profissional, despertando ainda mais em nós o empreendedorismo e a inovação em nossa área tecnológica. Estamos bastante motivados a começar nossas atividades de negócios”, ressaltou o aluno Leonardo Morais.  No Planeta Startup foram inscritos mais de 300 trabalhos, sendo escolhidos 50 pra estarem no Universo, dos quais 13 foram finalistas, e somente três foram vencedores.

O Evento

O Connepi é anual e reúne trabalhos dos institutos federais de todo o país. A proposta é difundir o conhecimento científico fora do ambiente acadêmico. Para isso, o congresso busca a aplicação das pesquisas desenvolvidas nos laboratórios da Rede Federal de Ensino aproximando, assim, a ciência do cotidiano das pessoas e dos setores de produção locais. O Connepi reúne profissionais, professores e alunos de diversas áreas do conhecimento.

O Universo IF está dividido entre o Planeta Startup, o Planeta Play e o Planeta Link. O Planeta Startup premiou as melhores ideias de negócio na área de tecnologia. Neste espaço, alunos e servidores dos Institutos Federais de todo o país inscreveram seus projetos no Desafio de Ideias. A proposta da competição foi incentivar a cultura de startup (termo utilizado para falar sobre negócios que estão começando suas atividades) na Rede Federal.

extensao
servidores