Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reconhecimento

Alunos do Campus Zona Norte conquistam primeiro lugar em Mostra Científica no México

Iago Souza e Maraysa Araújo participaram da IX edição do Concurso Latino-americano de Projetos de Computação, na categoria Robótica.

Publicada em 26/03/2015 Atualizada há 12 meses

O projeto é resultado da parceria do IFRN com a Universidade Petrobras, através do PFRH

Os alunos Iago Souza e Maraysa Araújo conquistaram o primeiro lugar da categoria Robótica na final continental da IX edição do Concurso Latino-americano de Projetos de Computação. A competição, ocorrida na última quarta-feira (25), fez parte do Proyecto Multimedia, exposição de trabalhos realizada na Universidade Autônoma de Guadalajara, no México.

Na companhia do professor Arthur Salgado, os estudantes construíram uma espécie de carro que permite ao usuário de cadeira de rodas passear na areia da praia. Batizado de 'Crab' (caranguejo, em inglês), o mini-protótipo é coberto por placas fotovoltaicas que lhe garantem o movimento sob o sol. À medida que a irradiação solar diminui, o sistema passa a utilizar a energia armazenada em baterias. 

"Fico feliz de ver o resultado do comprometimento e trabalho em equipe dos nossos alunos e sinto orgulho de vê-los crescer tanto pessoal como profissionalmente", revelou o professor João Teixeira, um dos orientadores do projeto. Ainda segundo ele, a premiação serve para chamar a atenção do mundo no que diz respeito à acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção e à sustentabilidade ambiental. "Podemos contribuir para a redução na emissão de gases poluentes na atmosfera com através do uso da energia solar, abundante no Brasil", encerra. 

O projeto é resultado da parceria do IFRN com a Universidade Petrobras através do Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH).

Palavras-chave:
ensino
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas