Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Conquistas

Alunos do Campus Zona Norte conquistam 1º lugar na categoria Meio Ambiente da III Expo MILSET Brasil

Após conquista, os estudantes foram convidados a participar do Encontro Juvenil de Ciências em Portugal.

Publicada em 02/06/2015 Atualizada há 1 ano

Os estudantes Jackson Josino e Morgana Freitas durante a III Expo MILSET Brasil

Na última sexta-feira (29), os alunos do curso de Manutenção e Suporte em Informática do Campus Zona Norte, Jackson Josino e Morgana Freitas conquistaram o primeiro lugar da categoria Meio Ambiente na III Expo MILSET Brasil, realizada na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro, em Fortaleza, no Ceará. 

Na ocasião, o grupo apresentou um projeto que consiste no aproveitamento da água oriunda dos aparelhos condicionadores de ar para implementação de uma descarga automatizada. Segundo o professor Jefferson Pereira, orientador do projeto, as águas coletadas no processo serão armazenadas em um reservatório exclusivo para uso em descargas de mictórios. "O sistema detecta a presença do usuário e efetua a descarga após sua saída. Além disso, na falta de água no reservatório exclusivo, o sistema aciona o reservatório principal do prédio", explicou.

Graças à colocação de destaque, os jovens obtiveram também o credenciamento para o Encontro Juvenil de Ciências, que acontece no mês de julho na cidade de Faro, em Portugal. "A gente não esperava um resultado tão positivo, mas deu tudo certo e voltamos com mais experiência para alçar voos maiores", revelou Jackson. 

A MILSET é uma organização não governamental fundada em 1987 e ligada a UNESCO, membro do consulado econômico e social das Nações Unidas e está presente em mais de 90 países. O Movimento Internacional para atividades de lazer em Ciências e Tecnologia (MILSET) é uma organização de juventude politicamente independente, que visa desenvolver a cultura científica entre os jovens através da organização de programas e ciência-tecnologia, incluindo feiras de ciências, campos de ciências, congressos e outras atividades de alta qualidade. 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas