PESQUISA E INOVAÇÃO

Artigo de alunos é aprovado para encontro de engenharia na Bahia

Evento científico será realizado entre os dias 12 e 15 de agosto em Salvador

Publicada em 03/08/2015 Atualizada há 1 ano

Os alunos Arlan Dantas, Nadiane Tibúrcio e Samara Araújo conseguiram a aprovação de um artigo científico para o XII Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (Eneds), que acontece de 12 a 15 de agosto em Salvador, Bahia.

Intitulado "BRW: Bloqueador de Redes Wireless", o trabalho consiste em um dispositivo de baixo custo a ser usado para bloquear sinais de rede sem fio em salas de aula durante a aplicação de provas e exames. A ideia surgiu da análise do histórico de tentativas de fraude do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para Arlan, a sugestão do grupo é bem simples no que diz respeito à viabilidade técnica do projeto. "Nosso circuito será um bloqueador de sinal semelhante aos presentes nos presídios atualmente, mas com o diferencial de que ele será capaz de interferir e bloquear as redes 3G, 4G, WiFi e até mesmo as redes FM, que são utilizadas em alguns modelos de pontos eletrônicos. A potência do dispositivo também poderá ser ajustada para possibilitar o seu uso em ambientes mais reduzidos, restringindo a sua atuação a regiões além da área de interesse".

O artigo é orientado pelo professor Jair Fernandes.

O evento

O Eneds é um evento que se propõe a pautar a engenharia e a formação dos estudantes através de uma ampla discussão sobre o papel da engenharia no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

O encontro reúne estudantes de graduação das engenharias e áreas afins, professores, pesquisadores, gestores públicos, empreendedores solidários, movimentos sociais, entidades da sociedade civil, políticos e membros do Estado no esforço de questionar as bases científicas do modelo de desenvolvimento atual que influem diretamente nas pesquisas e na formação em engenharia nas universidades e centros de pesquisa do país.

extensao