Campus São Gonçalo do Amarante

Alunos acompanham operação em avião cargueiro alemão

Aula de campo ocorreu no terminal de cargas do aeroporto.

Publicada em 26/10/2016 Atualizada há 12 meses

Alunos dos cursos de Logística, técnico e integrado, durante a aula de campo.

Na manhã desta quarta-feira (25) os alunos dos cursos de Tecnologia em Logística e Integrado em Logística do Campus São Gonçalo do Amarante realizaram uma aula de campo no Terminal de Cargas Brasil (TCB) do Aeroporto Internacional Aluízio Alves. As duas turmas tiveram a oportunidade de acompanhar o funcionamento de setores de importação, exportação e de cargas domésticas e ainda puderam conferir a operação de carga e descarga de aeronave da companhia alemã Lufthansa Cargo.

Recepcionados pelo coordenador de logística nacional e internacional do aeroporto, Rodrigo Vieira, os estudantes receberam informações sobre toda a logística que envolve funcionários, infraestrutura e procedimentos para o recebimento, armazenagem e despacho de cargas das mais variadas naturezas, desde peças de indústrias mecânicas, passando por alimentos frescos, medicamentos e até cargas vivas, como o envio de gados de corte para o exterior.

A área total do TCB Natal é de 18 mil metros quadrados, com mais de 4 mil m² de área construída. Entre junho de 2015 e julho de 2016, o terminal exportou 5.800 toneladas de cargas. Essa marca elevou o TCB Natal da quinta à primeira posição entre os terminais exportadores de cargas do Nordeste, em menos de três anos de operações.

A aula de campo foi acompanhada pelo coordenador de Extensão do campus, Fernando Freire, e pelos professores Rodrigo Pimentel e Monick Alexandre.

Estágio

Para 2017, está previsto convênio de estágio a ser firmado entre o Campus São Gonçalo do Amarante, o TCB Natal e a Inframerica - administradora do aeroporto, visando o aproveitamento de discentes dos cursos de logística no próprio terminal e nos escritórios das companhias nacionais que atuam nessa estrutura.

“Será uma relevante oportunidade de colocarmos nossos alunos em contato diário com todo o trabalho que é desenvolvido no terminal e reforçarmos a parceira que temos com a administração do aeródromo, firmada desde antes da sua efetiva entrada em operação”, ressalta o coordenador de Extensão, Fernando Freire.