Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Volta às aulas

Estudantes do Campus Natal-Cidade Alta compartilham experiências e expectativas para ano letivo

Calouros e veterano falam das vivências e estudos em um Instituto federal

Publicada em 01/03/2019 Atualizada há 1 ano

Alunos do curso Técnico Integrado em Multimídia

“O IFRN para mim é divisor de águas. Sinceramente. Acho que sem isso aqui minha vida teria tomado um rumo totalmente diferente, em todos os aspectos, tanto acadêmico, como pessoal e profissional”, comenta Edmundo Duarte, estudante do3° ano do curso Técnico Integrado em Multimídia. Aluno do campus Natal Cidade Alta, ele falou sobre as experiências e oportunidades que o curso tem oferecido. ”Se você souber dosar e aproveitar isso, vai longe, porque o apoio, a base e o suporte o Instituto procura dar”, acrescentou. Edmundo foi um dos entrevistados do Campus para a série de matérias especiais sobre a volta às aulas.

Ciência, Tecnologia e Extensão

A participação de Edmundo na Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Secitex) de 2018 foi apenas uma das suas ações na área de audiovisual. “O ‘180 pelo pescoço’, que apresentei na Secitex, foi o primeiro vídeo que eu fiz aqui para o IFRN. Meu primeiro vídeo que passou em um edital foi ‘Bloody Mary’, que escrevi sem muitas pretensões. Quando saiu o resultado, fiquei muito surpreso: algo que eu tinha feito iria servir de entretenimento para outras pessoas em uma mostra, elas iam sentar e ter a oportunidade de assistir o que eu tinha feito, para mim isso era muito surreal”. O estudante ainda participou do Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa (FINC) com o vídeo “O corpo só”, ganhando em primeiro lugar na categoria 1 minuto de IFRN. O mesmo vídeo ainda foi selecionado e exibido durante a Mostra Audiovisual da 11ª Bienal da UNE (União Nacional dos Estudantes) que ocorreu em Salvador. 

Ingressantes

Também do curso Técnico Integrado em Multimídia, a caloura Alicy Natali Lima enxerga no IFRN uma oportunidade de mudar sua vida: "vim aqui na intenção de ter uma oportunidade, um futuro melhor, porque eu não tinha muita perspectiva estudando numa escola com estrutura precária, com um ensino que deixava a desejar em muitas coisas. O IFRN é a melhor chance que eu já tive de ser alguém na vida, pois ter um ensino público de qualidade é muito bom. Entrar no IFRN foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido até agora", diz. Já Alessandro de Lima falou sobre sua expectativa em relação ao Instituto. “Eu pretendo, como todo aluno aqui, adquirir conhecimento. Eu desejo ser um profissional muito bom, me transformar em um especialista em multimídia, ser uma pessoa melhor, um aluno melhor, mais esforçado e construir uma carreira que começa aqui. O IF é o início de tudo. Uma oportunidade de ter um ensino público de forma digna, de excelência. O corpo docente do IFRN é formado por professores bem graduados, eu vejo como oportunidade de vida", disse Alessandro.

ProITEC

O aluno se preparou através do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC). Ele conta que foi uma boa opção, pois não tinha condições financeira de pagar um cursinho. “Eu fui pesquisar, saber se eles davam algum auxílio, se eles davam alguma ajuda para os alunos, recebi o livro e a vídeo-aula, o IFRN mesmo disponibiliza esse material para o aluno, e, assim, eu tive a oportunidade de estudar para o exame de seleção”. Alessandro compartilha a sua alegria em estar estudando em um Instituto Federal. “Eu falei para mim mesmo: ‘a ficha vai cair quando entrar na sala de aula e ver um professor falando: vocês são Federais’. E o professor de matemática falou assim; gente! Vocês estão em uma Instituição Federal, então agora vocês são federais”, relatou o aluno.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas