Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Caicó

Estudantes do IFRN se destacam em festival de moda no Ceará

DFB Festival promove trabalhos de estilistas promissores

Publicada em 16/05/2018 Atualizada há 1 ano

Peças da linha Entrelaços. Foto: DFB Festival

Inovação atrelada à sustentabilidade chamou a atenção da equipe organizadora do Festival Dragão Fashion Brasil (DFB), que ocorreu no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza, entre os dias 09 e 12/05. A proposta veio do grupo de alunos do 4° período do Curso Superior de Tecnologia em Design e Moda do Campus Caicó, sendo considerada a grande revelação da noite em meio a nomes promissores da confecção brasileira. 

Devido a sua proposta diferenciada – que mistura técnicas artesanais, extraídos da beterraba, hibisco e urucum –, a coleção dos alunos, denominada Entrelaço, foi uma das oito selecionadas entre 23 inscritas, que contou com nomes consolidados no mercado, como a escola paulista Santa Marcelina.

De acordo com a professora Layla Mendes, do Curso Técnico em Moda do Campus Caicó, a proposta fortalece a aproximação entre o IFRN e a comunicação externa ao propor a doação de peças “sem uso” que, na instituição, ganham uma nova configuração, fortalecendo o processo de reciclagem.

Entrelaço

Além de Layla, o projeto também coordenado pelas professoras Lívia Santos e Moally Soares. A iniciativa nasceu com o objetivo de fortalecer o cenário de confecção de roupas sustentáveis, o que acaba contribuindo para a criação de uma nova identidade para o Seridó potiguar. O uso de corantes naturais da flora brasileira é marca registrada do Entrelaço, que se afasta dos produtos químicos poluentes utilizados na indústria têxtil, contribuindo com as práticas sustentáveis e o respeito ao meio ambiente.

A equipe é composta pelos alunos Nill Sena, Jarlene Santos, Helena Patrícia e Roberta Kelly, e foram orientados pelos professores. Layla Mendes, Livia Solino, Moally Soares, Edson Bottini, Felipe Garcia e Alan Jones.

Dragão Fashion Brasil

O Dragão Fashion Brasil, cujo objetivo é reunir o melhor da produção da moda autoral produzida pelos cursos superiores em Design de Moda, foi criado em 1999 e, atualmente, é considerado o maior evento de moda autoral da América Latina. O evento ainda conta com cursos de formações, shows e um festival gastronômico.

 

Com informações do Portal Dragão Fashion Brasil

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas