línguas

Alunos de Espanhol criam grupo de conversação

Os encontros acontecem no Câmpus Central e interessados ainda podem se juntar ao grupo

Publicada em 20/03/2013 Atualizada há 1 ano

Desenvolver a fluidez da modalidade oral dos estudantes de Espanhol, por meio do uso da língua como instrumento de comunicação cotidiana. É com esse objetivo que alunos da Licenciatura em Espanhol do Campus Natal Central se reúnem semanalmente, ou seja: “Para Charlar” – nome que identifica o grupo criado neste semestre, coordenado pela aluna Luana Santos, sob a orientação da professora Carla Falcão.

Um pequeno grupo, de até quinze pessoas, se encontram uma vez por semana para falar em espanhol por cerca de uma hora e meia. A ideia, de acordo com a coordenadora, é conversar sobre assuntos cotidianos, como novelas, filmes, família, trabalhos, entre outros assuntos. “A iniciativa proporciona uma espécie de imersão. Um espaço em que é natural falar em espanhol. Uma ferramenta a mais que o aluno dispõe para a prática do idioma, uma vez que esse exercício irá fortalecer o entendimento e o uso dos mecanismos da língua espanhola”, explicou Luana Santos, aluna do 7º período de Espanhol, ressaltando que a iniciativa surgiu como demanda dos próprios alunos da licenciatura a fim de uma maior atenção à oralidade.

Os encontros tiveram início em fevereiro e seguem até o dia 23 de abril. Acontecem nas segundas-feiras, das 18h às 19h30, na Coordenação de Espanhol e nas terças-feiras, das 15h às 16h45, na sala 2 do anexo da Diretoria Acadêmica de Ciências (DIAC/CNAT).

Neste semestre, a conversação é realizada exclusivamente com os alunos da Licenciatura em Espanhol do IFRN, mas a expectativa é que a partir do próximo semestre o grupo seja aberto à comunidade externa. Quem tiver interesse em participar, seja aluno do curso ou não, pode entrar em contato via e-mail – luanajsantos@yahoo.com.

O grupo “Para Charlar”, inclusive, já criou sua camiseta para integrar ainda mais os participantes e afins, além de ajudar a divulgar a iniciativa. A aquisição pode ser feita por qualquer pessoa, basta entrar em contato pelo mesmo e-mail. Confira o modelo da camiseta!