Campus Natal-Central

Aluno do IFRN vence etapa estadual de concurso internacional de cartas

Leon Freitas é estudante do Curso Técnico em Edificações no Campus Natal-Central do Instituto

Publicada em 29/04/2019 Atualizada há 1 ano

Foto: Eduardo Fernandes

Com o tema “Escreva uma carta sobre o seu herói”, o aluno do curso Técnico Integrado em Edificações do Campus Natal-Central do IFRN, Leon Freitas Lopes, venceu a etapa estadual da 48ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios.

O objetivo da participação no concurso, de acordo com o professor Milson Santos, é trabalhar a escrita e os gêneros textuais: “Eu acho importante participar, porque é uma oportunidade de os estudantes expressarem linguisticamente os conhecimentos a respeito de um tema específico e porque possibilita que eles escrevam não apenas para o professor ler, mas também para outros leitores, já que é uma carta e vai ser lida por vários avaliadores, até internacionalmente”, explicou o docente. O concurso anual incentiva crianças e adolescentes a expressarem sua criatividade e a melhorar seus conhecimentos linguísticos.

De acordo com o estudante premiado, Leon Freitas, o resultado foi algo que ele não esperava e que o deixou muito feliz. A carta do aluno que narra sobre o herói faz uma metáfora com o amor: “Quem são os meus heróis? Então, eu não tinha apenas um e não poderia deixar nenhum de fora, não seria justo. Todos têm algo em comum que é o amor. Por isso, na carta, eu quis mostrar a importância do amor não somente para mim, mas para o mundo. No dia do resultado, me ligaram e eu fiquei muito feliz, eu não esperava”.

Além de Leon, foram classificados, em segundo e terceiro lugares, respectivamente, Emilly Eduarda Lopes Silvestre, 15 anos, do 1º ano do Ensino Médio do Centro Estadual de Educação Profissional – CEEP Dr. Ruy Pereira dos Santos, em São Gonçalo do Amarante/RN; e Sofia Severo Galvão, do IFRN Campus Parnamirim. Os estudantes e as escolas representantes receberão premiações. O resultado nacional do concurso será divulgado no dia 2/5, no site dos Correios.