Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Aluno do IFRN nota mil na redação é aprovado para curso de medicina da UFRN
Resultado

Aluno do IFRN nota mil na redação é aprovado para curso de medicina da UFRN

18/01/2016 - Resultado do SiSU foi divulgado hoje (18). Fábio foi um dos 104 estudantes em todo Brasil a obter a nota máxima na redação

Aluno do IFRN nota mil na redação é aprovado para curso de medicina da UFRN

Fábio Constantino acompanhado do pai na cerimônia de formatura do técnico integrado em Agroecologia do Campus Ipanguaçu.

O sonho de Fábio Constantino, relatado neste espaço na última quinta-feira (14), vai se concretizar. Fábio, que concluiu o técnico integrado em Agroecologia em 2015, no Campus Ipanguaçu, foi um dos 104 estudantes a obter mil (a nota máxima) na redação do ENEM 2015. O técnico em Agroecologia sonhava em cursar medicina na UFRN. Hoje (18) saiu o resultado do Sistema de Seleção Unificada do MEC (SiSU) e ele foi um dos aprovados para o tão sonhado curso.

Fábio é de Assu, onde mora com a mãe e o pai, empregada doméstica e vendedor de material de construção. Segundo ele, a mãe engravidou aos 14 anos e precisou deixar a escola. O pai concluiu o ensino médio. Mesmo Elione de Farias e o também Fábio, os pais do estudante, não possuindo formação superior, o assuense conta que a educação sempre foi a prioridade máxima na sua casa. "Para que eu estudasse com livros de qualidade, minha mãe já aceitou trabalhar em três turnos, abandonando prazeres individuais e dedicando a vida em minha função. Meus pais são tudo para mim", comentou.

A admiração com a qual fala dos pais também é voltada ao IFRN, onde fez o ensino médio integrado ao técnico, e aos professores da instituição. "O IF me ofereceu oportunidades de crescer. Desde cedo aproveitei todas as chances de melhorar minha experiência como estudante, participando de congressos, palestras, fazendo pesquisa e aproveitando as aulas e a disponibilidade dos professores e da instituição de nos ajudar", declarou. Fábio cita com destaque especial os professores do Instituto Efraim de Alcântara Matos, seu orientador, ao qual ele chama de melhor amigo, e Adriano Jorge Meireles de Holanda, do Campus Mossoró do IFRN. Segundo o estudante, os 2 professores ajudaram tanto na trajetória acadêmica no IFRN quanto na preparação para o ENEM.

Para Belchior Rocha, reitor do IFRN, Fábio seguirá a trajetória de Everton Frutuoso, que fez o técnico integrado em Informática também no Campus Ipanguaçu e foi aprovado na primeira colocação das cotas para o curso de Medicina da UFRN, através da nota do ENEM, em 2014. "Tenho certeza que serão médicos humanos, que darão muito orgulho aos seus familiares, colegas de profissão e pacientes", disse o reitor.

O tema da redação do ENEM 2015 foi "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". Fábio se diz um cidadão interessado em assuntos sociais e na extinção do machismo. Por isso, declarou ter gostado do tema, tendo a oportunidade de apresentar como argumentos o resultado de leituras e discussões sobre o assunto. A respeito da medicina, ele comenta que estipulou como meta tratar os pacientes como familiares. "Quero retribuir o esforço dos meus pais, dando-os orgulho de mim e mostrando que tanta dedicação por minha educação valeu a pena. Anseio ajudar pessoas que necessitam tanto quanto a gente", revelou o técnico em Agroecologia pelo IFRN.

Notícias relacionadas: Aluno do Campus Ipanguaçu obtem nota mil na redação

Ações do documento

Página em carregamento