Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Natal-Zona Norte

Aluno do IFRN conquista 2º lugar em competição nacional de luta olímpica

Campeonato foi realizado no último sábado (28), no Rio de Janeiro/RJ

Publicada em 03/03/2015 Atualizada há 1 ano

Para participar da competição, o estudante contou com a contribuição de alguns professores, na véspera da viagem

O aluno de Eletrônica Marcus Cavalcante conquistou, no último sábado (28), o segundo lugar no Campeonato Brasileiro Júnior de Luta Olímpica no estilo Greco-Romano, realizado no Rio de Janeiro/RJ. Na final, ele enfrentou o campeão pan-americano da categoria Calebe Correa.

A falta de um patrocinador para cobrir custos específicos da viagem chegou a preocupar o atleta. No entanto, ele conseguiu participar da competição graças à contribuição de alguns professores, na véspera da viagem. "Agradeço aos professores, colegas de curso e treinadores que me ajudaram a ter êxito no torneio", destacou o estudante.

O esporte

A luta greco-romana moderna foi desenvolvida na França no início do século XIX, como parte do treinamento dos soldados de Napoleón Bonaparte. Hoje, a luta é mais um esporte que uma arte marcial, que segue um estilo rigidamente centrado na parte superior do corpo, em que o competidor pode usar somente os membros superiores para atacar o oponente acima da cintura. O objetivo é imobilizar os dois ombros de um adversário até a rendição.

A modalidade no país fica sob responsabilidade da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) e estará presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.