Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Cidade Alta

Aluna do Coral Infantil é aprovada no curso técnico em piano erudito da UFRN

Aniele Costano é uma das 30 crianças atendidas pelo projeto de extensão

Publicada em 11/10/2016 Atualizada há 1 ano

Foto: Ricardo Krusty

Não são raros os exemplos de jovens que se destacam nos projetos de extensão desenvolvidos no IFRN Cidade Alta. Um dos mais recentes casos bem-sucedidos é o da Pequena Aniele Sara Costano. Fruto do Coral Infantil do campus, a pré-adolescente, de 14 anos, uma das 30 crianças atendidas pelo projeto, acaba de ser aprovada na seleção para o curso técnico em piano erudito da UFRN.

A ligação de Aniele com a música começou cedo por volta dos 3 anos, quando por influência da família passou a cantar na igreja. Aos 8 pediu a mãe para aprender música e passou a frequentar a aulas de música comandadas pela professora Maria de Lourdes Medeiros, a Lurdinha, maestrina e criadora do coral infantil do IFRN Cidade Alta.

Foi com a professora Lurdinha que Aniele deu seus primeiros passos, como membro do coral infantil, e é com ela que segue construindo suas bases na música. “Com a professora eu venho estudando canto, mas também aprendi flauta, partitura e teclado. Aqui no Coral nós não aprendemos só música, mas a arte que está na música e que passa a fazer parte de nossas vidas”, afirma entusiasmada a jovem.

Radiante, Aniele falou sobre como foi a prova,” A prova foi bem tranquila, primeiro eu tive que apresentar duas peças uma de minha escolha e outra escolhida pela banca, depois eu fiz uma leitura a 1ª vista, que é a execução de uma peça inédita, depois o solfejo, que é cantar as notas, e por fim, a leitura rítmica. Eu fiquei nervosa, é claro, mas estava confiante no que eu estudei, na minha preparação”, destacou.

Aniele como toda jovem tem vários sonhos, segundo ela, sua principal motivação hoje é a música, “A música é minha paixão, ela consegue abrir a nossa visão para um mundo diferente a cada dia”. Mas ela ainda não está satisfeita e contou o que pretende para o seu futuro, “eu também pretendo fazer direito não sei como vou me dividir, mas são coisas que amo. Quero estudar, fazer o curso técnico, faculdade, mestrado, doutorado, só não sei se na música ou no direito”, finaliza empolgada.

Projeto de Extensão

O Coral Infantil do IFRN Cidade Alta é regido pela professora Lurdinha Lima. Criado em 2010 através de um Projeto de Extensão e vem se mantendo como um grupo cultural permanente. O projeto cria condições para que muitos desses jovens encontrem o seu caminho vocacional na música, e que finquem bases para dar prosseguimento em seus estudos de música seja em conservatórios, cursos técnicos ou mesmo na Universidade.

Em 2014 o projeto lançou o CD e livro, “Cantar é tão bom!”, e durante todo o período de atuação tem realizado inúmeras apresentações em eventos da instituição e externos.  Para a professora essas atividades são importantes para que os alunos possam superar barreiras e se desenvolver social e musicalmente.