Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

IX Congic

Abertura destaca importância do investimento em Ciência e Tecnologia

Evento acontece até o sábado (6) no Câmpus Currais Novos do IFRN

Publicada em 05/07/2013 Atualizada há 12 meses

Auditório do Câmpus Currais Novos, lotado para a abertura do IX Congic Com um auditório lotado de alunos e servidores, o Câmpus Currais Novos do IFRN realizou hoje (4) a abertura oficial do IX Congresso de Iniciação Científica (CONGIC), organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa do Instituto. 
 
Durante a solenidade de abertura, aconteceu a palestra magna de abertura, proferida pelo Prof. Dr. da UFRN Liacir dos Santos Lucena, que enfatizou a importância da Ciência e a Tecnologia para o desenvolvimento de um país. O evento teve início com a apresentação cultural do Coro Vozes do Seridó IFRN, composto por alunos e servidores do Câmpus Currais Novos e regido por Artur Fabiano de Araújo Albuquerque, professor de Arte no Instituto. 
 
Após a apresentação, integraram a mesa de honra da solenidade o diretor-geral do câmpus, professor Radi Dias de Medeiros; a secretária municipal de Educação de Currais Novos, Maria Aparecida Medeiros, na ocasião, representando o prefeito José Vilton da Cunha; o vereador Narcizo Vidal, representando a Câmara de Vereadores da cidade; o pró-reitor de ensino em exercício do IFRN, professor Jerônimo Pereira dos Santos; o diretor de ensino do Câmpus Currais Novos, professor Danilo Cortez Gomes; a coordenadora de Pesquisa e Inovação do Câmpus, professora Uliana Karina Lopes de Medeiros, e a representante do Grêmio Estudantil Responsabilidade, Educação e Competência (REC), a aluna Laura Gomes.
 
Para o pró-reitor de ensino em exercício, "a comunidade está toda mobilizada para esse evento, que coroa as atividades desenvolvidas por alunos e servidores". Já o diretor-geral do Câmpus Currais Novos destacou a satisfação de sediar um evento científico tão representante para o Instituto. "Em junho, nosso câmpus completou oficialmente sete anos. Hoje temos cerce de 1000 alunos e o nosso objetivo é contribuir para o crescimento científico, profissional e pessoal de cada um deles", destacou o professor.
 
Na palestra magna com o tema "Tecnologia e Inovação para o Semiárido", o professor da UFRN Liacir dos Santos Lucena alertou a plateia sobre a importância de se valorizar e investir em Ciência e Tecnologia a fim de alcançarmos níveis de desenvolvimento sociais mais elevados. O professor citou o exemplo de países como Estados Unidos, Canadá e Japão, que investiram em conhecimento e hoje possuem as maiores rendas per capita do mundo. "Aqui no Brasil, precisamos fazer com o conhecimento o que fazemos com o futebol: conversar sobre conhecimento, debater a qualidade das escolas, seja nas calçadas ou no congresso, procurar os melhores cientistas como procuramos os melhores jogadores", refletiu Liacir dos Santos.
 
O objetivo principal do Congic é apresentar à comunidade científica e à sociedade civil os resultados das pesquisas desenvolvidas nos câmpus do IFRN. Neste ano, foram aprovados 300 trabalhos dos artigos e projetos submetidos. A programação conta com palestras, apresentações orais, exposição de pôsteres e visitas técnicas que vão acontecer durante todo o dia de amanhã (5) e até as 13h do sábado (6). Em paralelo ao Congresso, acontece também a Mostra Tecnológica do IFRN, sob organização da Coordenação de Pesquisa do Câmpus Currais Novos. 
 
Acesse: