Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

8ª OBMEP

Abertas as inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Interessados em participar têm até o dia 30 para se inscrever no site do concurso

Publicada em 22/03/2012 Atualizada há 12 meses

Terminam no próximo dia 30 de março as inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.  A competição é aberta aos alunos que cursam do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e também àqueles matriculados no Ensino Médio, em escolas municipais, estaduais e federais.

Os objetivos da Olimpíada são

  • 3.1. Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas.
  • 3.2. Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica.
  • 3.3. Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
  • 3.4. Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.
  • 3.5. Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas.
  • 3.6. Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Para o reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, é muito importante que o maior número de alunos do Instituto participe da Olimpíada.   “Temos um histórico de sucesso nas edições anteriores e isso tem sido muito positivo para elevar ainda mais o nível do ensino/aprendizado nessa disciplina que costuma assustar tantos estudantes”, disse ele.  

O reitor está estimulando os diretores-gerais dos 16 campi do Instituto a promover a 8ª OBMEP entre seus alunos.  “Os campi Parnamirim, Nova Cruz e São Gonçalo do Amarante, caso ainda não tenham cadastro no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), podem articular-se com o campus mais próximo para que este inclua os alunos dessas escolas mais novas aos seus, de modo que todos possam participar”, sugeriu o reitor.


Todas as informações sobre a Olimpíada podem ser obtidas no site http://www.obmep.org.br/regulamento.html