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A Pró-Reitoria de Administração e as políticas do IFRN

Série de matérias apresenta os setores que compõem o Instituto

Publicada em 01/08/2017 Atualizada há 1 ano

A Pró-Reitoria tem duas diretorias e três coordenações

Dentre os órgãos executivos que compõem a administração geral do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a Pró-Reitoria de Administração (Proad), é uma atividade meio na organização, que funciona no prédio da Reitoria, é a responsável pelo planejamento, coordenação e fomento das atividades e políticas de administração, de gestão orçamentária, financeira e patrimonial da Instituição. Segundo o Regimento Geral do IFRN, além de acompanhar o desenrolar das ações do setor, à Proad compete planejar, estratégica e operacionalmente, o órgão, subsidiando a definição das prioridades administrativas dos campi. O setor também está diretamente envolvido na elaboração da proposta orçamentária anual, solicitação e alteração orçamentária e na adequação dos procedimentos administrativos necessários a distribuição orçamentária para todas os campi de acordo com as necessidades acadêmicas de cada unidade do Instituto.

Outras prerrogativas dessa Pró-Reitoria fazem menção às cinco subáreas que a compõem, sendo 02 (duas) coordenações (Administração da Sede e Almoxarifado e Patrimônio) e 03 (três) diretorias (Contabilidade e Finanças, Engenharia e Infraestrutura e Licitações).

Para Juscelino Medeiros, pró-reitor de Administração desde 2011, o papel desempenhado pela Proad é de fundamental importância para o sucesso da organização, considerando que a Pró Reitoria é responsável pela elaboração, execução e acompanhamento de todo o orçamento institucional, cumprindo com as legislações vigentes e os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e economicidade, como também, atentando para os prazos  e guardar de toda execução para futuras auditoria internas e externas, visando responder e esclarecer as dúvidas que por ventura existirem. Para Juscelino, “Somos uma atividade-meio. Nosso trabalho é dar todas as condições para que o Ensino, a Pesquisa e a Extensão sejam executas da melhor forma possível e sermos a Instituição que somos - respeitada e um orgulho para todos”.

Estruturas da Pró-Reitoria de Administração

Partindo de sua participação na elaboração do Plano Diretor de infraestrutura do IFRN, a Diretoria de Engenharia e Infraestrutura-Dieng, queemite pareceres técnicos sobre as propostas apresentadas para obras e serviços a serem executados na Instituição, fiscalizando-as e acompanhando aquelas que são realizadas por administração direta; já a Diretoria de Licitações-Dilic lida com os trâmites necessários a realização de todos os certames licitatórios necessários às aquisição de materiais e contratação de serviços e obras, avaliando os pedidos de compra, contratação e obras que lhe chegam. Com relação a Diretoria de Contabilidade e Finanças-Dofin, a quem o Regimento Geral do IFRN atribui  analisar balancetes mensais, balanços patrimoniais, orçamentários, financeiros e demonstrativos das variações patrimoniais, avaliar os pedidos de solicitação de contratação de serviços, efetuar e acompanhar a execução orçamentária e as alterações do orçamento, efetuar pagamentos diversos quando necessários, como também  fazer pagamento de diárias através do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) e, dentre outros, executar a operacionalização de ferramentas como o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e Sistema Integrado de Dados Orçamentários (Sidor).

Para todas as diretorias há uma lista detalhada de competências: em matéria a ser publicada na sequência, descreveremos em detalhes os pormenores delas.

Junto às três diretorias citadas, há ainda duas coordenações: Administração da Sede-Coads, que, entre outros, acompanha e fiscaliza o cumprimento de contratos celebrados pela Instituição com terceiros, coordenando e executando atividades das áreas de transportes, protocolo e portaria e de segurança e vigilância, além da manutenção geral e limpeza, tudo no edifício sede do órgão; Almoxarifado e Patrimônio-Copat, responsável por controlar o estoque de material e dos bens públicos, o setor também cuida do material permanente e equipamentos em uso na Reitoria. Registrar toda e qualquer cessão, alienação, permuta, incorporação ou baixa de material permanente ou equipamento do patrimônio da Reitoria e elaborar inventário anual dos materiais permanentes e equipamentos do prédio estão entre as competências desta coordenação e;

A Proad, a exemplo das demais Pró-Reitorias, trabalha de forma colegiada e descentralizada com os diretores de administração de cada campus. Tendo como coordenador seu próprio pró-reitor, o setor utiliza-se de um comitê como espaço de articulação permanente, promovendo sua formação continuada, acompanhando as ações previstas no Plano de desenvolvimento Institucional (PDI), nos planos de ação e em projetos e programas vinculados à área, além de analisar e emitir parecer sobre propostas encaminhadas ao setor, subsidiando a Pró-Reitoria no tocante às políticas de administração institucional.

Com 27 servidores, oito estagiários, seis bolsistas e 53 prestadores de serviço registrados, a Proad funciona no 1º andar do edifício da Reitoria. Para entrar em contato com o setor, o telefone é o 4005-0790.

Palavras-chave:
servidores

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