Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INCLUSÃO

Coordenação de Videoproduções exibe primeiro programa para a comunidade surda

O objetivo do programa Educação em pauta é abordar variados temas na área de educação e formação humana

Publicada em 24/03/2017 Atualizada há 1 ano

A ideia surgiu há mais de um ano, quando o programa Educação em pauta entrevistou a então professora do Campus EaD, Laralis Oliveira, que trabalhava com educação inclusiva. Essa entrevista discutia a importância da Língua brasileira de Sinais como uma língua acessível a comunidade surda. Hoje, Laralis é coordenadora do Curso de Graduação em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua brasileira de Sinais (LIBRAS) da UFRN e tornou a ser entrevistada pelo programa acompanhada pelo Delio Delfino, primeiro aluno graduado nessa habilitação bilíngue. 

Em virtude da edição de número 159 do programa Educação em pauta trazer o tema da comunicação para surdos e deficientes auditivos, decidiu-se fazer uso de dois recursos de acessibilidade: janela de libras e a legendagem - que vai além da exposição de fala da pessoa que está na cena, mas também revela elementos essenciais para a compreensão, trazendo sons como aplausos, risos e batidas na porta entre colchetes.

Além da equipe de produção habitual, essa edição do programa ganhou um reforço especial das professoras Julianny de Lima Dantas Simião (Campus São Paulo do Potengi) e Maria Tânia Nascimento (Campus Natal – Central), do servidor Jean Carlos Dias Ferreira e de uma aluna que é deficiente auditiva. Eles atuaram na revisão e interpretação dos recursos de acessibilidade. 

Esses recursos ainda não foram incluídos permanentemente nas produções da COVIDEO, mas, de acordo com Glacio Menezes, que é coordenador da COVIDEO e idealizador do a equipe já está se especializando para uma implantação definitiva e pretende ir além: “Temos como proposta viabilizar a audiodescrição também. Estamos trabalhando cada vez mais, capacitando o nosso corpo técnico para desenvolver esse tipo de atividade.”  

O programa Educação em pauta vai ao ar todo sábado, às 10h, pela TV Câmara Natal, com reprise aos domingos, também às 10h. Para assistir edição especial com recursos de acessibilidade basta clicar nesse link:  https://youtu.be/lsNcXMYH4Es.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas