Campus EaD

A abertura do II SEMEAD marca a manhã desta quarta-feira (26) no Campus Central

O Seminário é promovido pelo Campus de Educação a Distância do IFRN

Publicada em 26/11/2014 Atualizada há 12 meses

Mesa de abertura do evento.

O II Seminário Internacional de Educação a Distância (SEMEAD), promovido pelo Campus EaD do IFRN, teve início na manhã desta quarta-feira (26) com a palestra “Repositórios na educação”, ministrada pelo professor catedrático Rui Vieira de Castro, da Universidade do Minho, Portugal.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo reitor do Instituto Federal de Educação do RN, professor Belchior de Oliveira Rocha; o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Luiz Augusto Caldas; o pró-reitor de pesquisa e inovação do IFRN, professor José Yvan Pereira; o diretor do Campus Natal-Central do IFRN, José Arnóbio de Araújo; o diretor do Campus EaD do IFRN, Erivaldo Cabral e o coordenador de acesso discente do Campus Natal-Central, José Everaldo Pereira.

Feitas as apresentações, a plateia posicionou-se para cantar o hino nacional, em seguida, o grupo de clarinete da Escola de Música da UFRN apresentou algumas obras da música popular brasileira. Depois, desfez-se a mesa de abertura, dando início à palestra.

O professor Rui Vieira de Castro falou sobre repositórios educacionais, com apresentação de dados de ensino superior da Europa que disponibilizam  material científico através de plataformas. O palestrante também falou sobre o depósito e o acesso aberto ao conhecimento científico (artigos, papers, comunicações orais, etc.) produzido pelos pesquisadores. Ainda segundo o palestrante, isso pode vir a ajudar na adoção de políticas de autoarquivamento (AA), tanto por parte do pesquisador como dos grupos editoriais interessados. Mas, para tal, é preciso monitoramento e resguardo dos direitos autorais. Em Portugal, já está em estudo o processo “AA” , que as instituições de ensino superior estão colocando em prática. “O acesso aberto ao conteúdo científico é fundamental ao ensino a distância, porque se assim não se fizer, não há efetivação da modalidade EaD”, pontuou o mediador da palestra, professor José Yvan.

Na sequência, aconteceu a mesa-redonda “Considerações sobre a educação a distância no Brasil”, com a presença do presidente do CONIF, Luiz Augusto Caldas;  Carlos Artur de Carvalho, da SETEC, e Jean Marc Mutzig, diretor de educação a distância da CAPES. Na ocasião, também foram  apresentados dados sobre o acesso ao ensino superior na modalidade EaD por meio da Rede Federal, concessão de bolsas de tutoria através de convênios como a UAB e a CAPES, além do destaque à valorização do professor.

No período da tarde da quarta-feira, das 14h às 18h, foram realizados alguns minicursos programados, distribuídos pelas dependências dos campi EaD e Natal-Central do IFRN. Cada minicurso disponibilizou 30 vagas, com direito a certificado de participação ao final do evento.

Ao vivo

As palestras do seminário, que acontecem das 8h30 às 12h, no auditório Pedro Silveira e Sá Leitão, podem ser acompanhadas ao vivo por meio de webconferência. Segundo a Coordenação de Tecnologias de Informação e Comunicação (COTIC) do Campus EaD, para assistir às palestras, o usuário, a partir de um computador com acesso à internet, deve digitar no navegador a seguinte página: http://webconf2.rnp.br/uab_ifrn e clicar sobre o link  Ajuda para fazer o teste de conexão. Caso apareça alguma mensagem de erro, é necessário seguir as orientações que serão mostradas na página. Após isso, deve-se acessar novamente o endereço: http://webconf2.rnp.br/uab_ifrn e digitar seu nome no campo “Entrar como convidado”. Depois, acompanhe o evento online.

Os participantes que assistirem por webconferência não terão direito a certificado.

Para ter acesso à programação completa e a mais informações do II SEMEAD, acesse o site do evento:http://ead.ifrn.edu.br/semead

Fonte: Campus EaD