Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacional

2ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde reúne principais instituições de pesquisa do mundo

Evento, no qual IFRN foi parceiro, ocorreu no hotel Holiday Inn

Publicada em 08/11/2018 Atualizada há 1 ano

Durante os três dias de conferência foram realizadas palestras, conversas temáticas e oficinas

O Laboratório de Inovação em Saúde (Lais), da Universidade Federal do RN, promoveu, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, a 2ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde, no hotel Holiday Inn em Natal. Em 2018, o tema abordado foi: “Desafios para os países em Desenvolvimento”. Realizado em parceria com diversas instituições, inclusive o IFRN, o evento contou com a participação de representantes das principais instituições de pesquisa do mundo, como a Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, da Universidade de Lorraine, na França e da Universidade de Athabasca, do Canadá.

Programação

Durante os três dias de conferência foram realizadas palestras, conversas temáticas, oficinas sobre Recursos Educacionais Abertos e a Curadoria em Saúde, e o simpósio sobre Doenças Negligenciadas e Tecnologias, por exemplo. Ainda houve a apresentação de trabalhos orais no formato pôsteres. Na abertura da Conferência, um vídeo - “Olhares: Educação em Saúde para transformar o futuro” - retratou a iniciativa de um missionário do interior da Tanzânia: através de cursos de educação a distância produzidos pelo Lais, o morador de Morogoro tem transformado a vida de sua comunidade.

Desafios para os países em Desenvolvimento

O tema principal reforçou, ainda, o foco do Laboratório de Inovação em Saúde em promover pesquisas aplicadas e de alto impacto social: "pesquisas que sejam de interesse de gestores e pesquisadores, do Brasil e do mundo, dedicados às políticas públicas de saúde e ao fortalecimento da saúde global", disse Ricardo Valentim, coordenador do Lais. Na cerimônia de encerramento foram lançados dois livros  "O RN à luz da inovação para o mundo" e "Gestão e Inovação em Saúde: o que estamos fazendo na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)". 

“O Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (Navi), como é do conhecimento de todos, tem algumas experiências nos desenvolvimentos de projetos nessa área. Um evento como esse corrobora para o desenvolvimento e fortalecimento do grupo de pesquisadores. É um evento muito importante, que consolida a participação do IFRN e do Rio Grande do Norte enquanto estado, que vem desenvolvendo pesquisas nessa área. É de suma importância eventos como esse, dessa natureza, estarem acontecendo aqui no estado”, descreveu Higor Morais, pesquisador do Navi/IFRN. 

 Pré-evento

Antecedendo a abertura oficial, a Conferência teve uma programação extensa. No dia 29 de outubro ocorreu o I Seminário de Compartilhamento e Avaliação do Apoio à Pesquisa e Intervenção do Projeto “Sífilis Não”. No dia 30, durante todo o dia, aconteceram os simpósios satélites, com temas específicos sobre “Pesquisa e Inovação na Rede Ebserh: perspectivas e desafios” e “Learning Analytics” e a Gestão do Conhecimento, além das apresentações de trabalhos orais aprovados pela comissão científica do evento.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas