Seleção 2017

22 mil estudantes realizam o exame de seleção 2017 do IFRN

A prova terá início às 13h, horário local. Candidatos devem chegar com uma hora de antecedência

Publicada em 13/10/2016 Atualizada há 1 ano

Pró-reitoria de Ensino recomenda atenção ao horário de fechamento dos portões

Ofertando 3.023 vagas, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realiza neste domingo (16), às 13h (horário local), seu Exame de Seleção para acesso aos cursos técnicos integrados de nível médio. As provas, que serão aplicadas em 20 dos campi do Instituto em todo o estado, terão duração de 4 horas e contam com 20 questões de Língua Portuguesa, 20 de Matemática e uma redação.

A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN, setor responsável pelo Exame, alerta aos candidatos que o acesso aos locais de prova ocorrerá das 12h às 12h45min (horário oficial local), quando os portões serão fechados. Portanto, a orientação é que os candidatos cheguem com 1 hora de antecedência.

Outro ponto de destaque é a documentação, além do material escolar permitido. No dia da prova, os candidatos devem estar portando um documento de identidade com foto, o cartão de inscrição e uma caneta esferográfica preta. Em caso de perda ou roubo do documento de identificação e não existindo outro documento previsto, o candidato deverá obrigatoriamente apresentar o Boletim de Ocorrência Policial, no qual deverá constar a perda ou extravio do documento com prazo de emissão de no máximo 30 dias consecutivos.

Concorrência

Com um total 22.760 estudantes inscritos para os cursos do IFRN, a Região Oeste do estado apresentou, junto ao Campus Natal Central, o maior número de concorrência por curso (como mostra o quadro abaixo): das 10 maiores concorrências, 5 estão naquela região e os outros cinco na mais antiga das unidades do Instituto.

Colocação

Índice de concorrência*

Turno

Agroecologia

Ipanguaçu

Alimentos

Pau dos Ferros

Informática para Internet

Edificações

Controle Ambiental

Mecânica

Edificações

Controle Ambiental

Matutino

* o Índice de concorrência diz respeito ao número geral de inscritos por                                                 número de vagas, sem fazer distinção entre alunos de escolas públicas ou privadas

Divulgada ainda em setembro, a concorrência às mais de três mil vagas em 31 cursos de nível médio diz respeito ao número geral de inscritos por número de vagas, sem fazer distinção entre alunos de escolas públicas ou privadas, muito embora a metade das vagas ofertadas seja destinada a alunos do ensino público.

Resultados e matrícula

Os resultados serão publicados na página do IFRN: os gabaritos oficiais serão divulgados nos dias que seguem à realização da prova e o link disponibilizado nas redes sociais da Instituição. Já o resultado das questões objetivas está previsto para o dia 4 de novembro; os estudantes que terão suas provas discursivas corrigidas devem aguardar o dia 23 de novembro para conferir sua colocação. O resultado final – após recursos – deve sair no dia 8 de dezembro de 2016. Os alunos aprovados ingressarão no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, no curso em que escolher no momento da inscrição, no 1º semestre letivo do ano 2017, com prazo de matrícula previsto para 25, 26 e 27 de janeiro.

Para mais informações ou dúvidas:

Exame de Seleção 2017 do IFRN – Edital nº 26/2016

Exame de Seleção 2017 do IFRN – Página de acompanhamento