Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / “O Navi cumpre sua missão com excelência”, diz Renato Sabbatini após palestra em Natal
TECNOLOGIA EM SAÚDE

15/08/2019 - Sabbatini estava na cidade a convite do Núcleo para proferir palestra sobre Prontuários Eletrônicos e Certificação Digital

Evento aconteceu no miniauditório do Campus Natal-Central do IFRN

“O Navi tem muitas patentes, vários softwares registrados, muitos alunos envolvidos, está se desenvolvendo muito bem e cumpre sua missão com excelência”. Essas foram as palavras do professor e PhD em Neurofisiologia, Renato Sabbatini, após conhecer o Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (Navi) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) durante estadia em Natal, na última terça-feira (13). O professor estava na cidade a convite do Navi para proferir uma palestra sobre Prontuários Eletrônicos e Certificação Digital, no Campus Natal-Central (Cnat) do IFRN.

“Quem participou da palestra terá acesso a informações referentes a tecnologias que são o futuro da saúde no Brasil, que inclusive já são um padrão em vigor no mundo e caminha para ser adotado no Brasil. Renato é um dos poucos que se pode dizer que está completamente inserido nos processos iniciais dos prontuários eletrônicos e certificações; de fato, é um grande detentor do saber", disse o coordenador do Navi, João Paulo Queiroz.

O miniauditório do Campus Natal-Central estava lotado de alunos, bolsistas, pesquisadores, professores e interessados no assunto. A palestra teve como objetivo abordar a temática do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), tecnologia utilizada em instituições de saúde no registro, armazenamento e controle digital das informações dos pacientes. A partir dele é possível reduzir erros, otimizar recursos, ampliar a segurança e aperfeiçoar o atendimento do paciente. Já a Certificação Digital é uma tecnologia que possibilita a troca segura de informações entre duas partes, com a garantia da identidade do emissor, da integridade da mensagem e, opcionalmente, de sua confidencialidade.

“O Navi é um grupo de pesquisadores de ponta que desenvolve pesquisas e inovação que estão na vanguarda, então trazer um pesquisador do gabarito de Sabbatini para cá é muito importante e só demonstra que tudo aquilo que nós estamos fazendo aqui está no caminho certo. Nós estamos trabalhando envolvendo alunos de cursos técnicos e superiores e ele ficou realmente impressionado. Para nós é uma verdadeira honra tê-lo aqui afirmando que nós estamos no caminho certo”, destacou o professor Higor Morais, pesquisador do Núcleo.

Sobre Sabbatini

Renato Marcos Endrizzi Sabbatini é um cientista biomédico e de computação, educador, editor, divulgador científico, escritor, empresário e administrador brasileiro. Todos os aspectos mais modernos da tecnologia e como ela está impactando na atenção domiciliar foram debatidos durante a palestra. Sabbatini é um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, membro da Associação Americana de Telemedicina e preside o EDUMED - Instituto para Educação em Medicina e Saúde. Em grande parte de sua carreira de 50 anos, tem liderado grupos de inovação dentro e fora das universidades.