Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / “O Navi cumpre sua missão com excelência”, diz Renato Sabbatini após palestra em Natal
TECNOLOGIA EM SAÚDE

“O Navi cumpre sua missão com excelência”, diz Renato Sabbatini após palestra em Natal

15/08/2019 - Sabbatini estava na cidade a convite do Núcleo para proferir palestra sobre Prontuários Eletrônicos e Certificação Digital

“O Navi cumpre sua missão com excelência”, diz Renato Sabbatini após palestra em Natal

Evento aconteceu no miniauditório do Campus Natal-Central do IFRN

“O Navi tem muitas patentes, vários softwares registrados, muitos alunos envolvidos, está se desenvolvendo muito bem e cumpre sua missão com excelência”. Essas foram as palavras do professor e PhD em Neurofisiologia, Renato Sabbatini, após conhecer o Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (Navi) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) durante estadia em Natal, na última terça-feira (13). O professor estava na cidade a convite do Navi para proferir uma palestra sobre Prontuários Eletrônicos e Certificação Digital, no Campus Natal-Central (Cnat) do IFRN.

“Quem participou da palestra terá acesso a informações referentes a tecnologias que são o futuro da saúde no Brasil, que inclusive já são um padrão em vigor no mundo e caminha para ser adotado no Brasil. Renato é um dos poucos que se pode dizer que está completamente inserido nos processos iniciais dos prontuários eletrônicos e certificações; de fato, é um grande detentor do saber", disse o coordenador do Navi, João Paulo Queiroz. 

O miniauditório do Campus Natal-Central estava lotado de alunos, bolsistas, pesquisadores, professores e interessados no assunto. A palestra teve como objetivo abordar a temática do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), tecnologia utilizada em instituições de saúde no registro, armazenamento e controle digital das informações dos pacientes. A partir dele é possível reduzir erros, otimizar recursos, ampliar a segurança e aperfeiçoar o atendimento do paciente. Já a Certificação Digital é uma tecnologia que possibilita a troca segura de informações entre duas partes, com a garantia da identidade do emissor, da integridade da mensagem e, opcionalmente, de sua confidencialidade. 

“O Navi é um grupo de pesquisadores de ponta que desenvolve pesquisas e inovação que estão na vanguarda, então trazer um pesquisador do gabarito de Sabbatini para cá é muito importante e só demonstra que tudo aquilo que nós estamos fazendo aqui está no caminho certo. Nós estamos trabalhando envolvendo alunos de cursos técnicos e superiores e ele ficou realmente impressionado. Para nós é uma verdadeira honra tê-lo aqui afirmando que nós estamos no caminho certo”, destacou o professor Higor Morais, pesquisador do Núcleo.

Sobre Sabbatini

Renato Marcos Endrizzi Sabbatini é um cientista biomédico e de computação, educador, editor, divulgador científico, escritor, empresário e administrador brasileiro. Todos os aspectos mais modernos da tecnologia e como ela está impactando na atenção domiciliar foram debatidos durante a palestra. Sabbatini é um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, membro da Associação Americana de Telemedicina e preside o EDUMED - Instituto para Educação em Medicina e Saúde. Em grande parte de sua carreira de 50 anos, tem liderado grupos de inovação dentro e fora das universidades.

Ações do documento

Página em carregamento