Planejamento Estratégico

2017 será marcado pela revisão do Projeto Político Pedagógico do IFRN

Gestores da Reitoria se reuniram para discutir as principais metas do ano

Publicada em 26/01/2017 Atualizada há 1 ano

Na tarde desta quarta-feira (25), os gestores da Reitoria do IFRN, coordenados pelo reitor Wyllys Farkatt Tabosa, reuniram-se a fim de discutir as principais metas para o ano. "Consideramos que 2016, apesar de todas as dificuldades, foi um ano bastante produtivo. Executamos 100% do orçamento liberado, o que proporcionou a realização de praticamente a totalidade das ações do nosso planejamento. Agora em 2017, o desafio interno maior será a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP)", declarou o reitor.

A Pró-Reitoria de Ensino da Instituição (Proen), que tem à frente o professor Agamenon Tavares, vai promover todo o processo de discussão para a revisão do PPP. A sugestão é que os cursos técnicos integrados de nível médio passem a ser ofertados em 3 anos, o que deve acarretar aulas em dois turnos. Para isso, a Diretoria de Engenharia (Dieng) e a Diretoria de Atividades Estudantis (Digae) já vem estudando quais seriam as ações necessárias de reformas físicas nos campi e de assistência estudantil. "Caso a comunidade aprove a proposta, precisamos que a Instituição esteja preparada para a mudança, de forma a continuar ofertando o ensino de excelência que nos é característico. Não podemos perder a qualidade", comentou o pró-reitor de Ensino.

Outra proposta é retomar o projeto "Gabinete Itinerante", em que parte da equipe da Reitoria, sempre acompanhada pelo reitor, visita os campi para conversar sobre as ações administrativas, partindo dos problemas, sugestões de melhorias e casos de sucesso. "Em 2016, precisamos parar um pouco o projeto para integrar a nova equipe de gestores que assumiu após as eleições de 2015. Agora queremos ir aos campi na perspectiva de reforçar a parceria e a unidade entre todo o IFRN", disse o reitor.

Os esforços para capacitação e qualificação de servidores continuam sendo um dos pontos mais importantes da Instituição. Em parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) e a Diretoria de Gestão de Pessoas (Digpe), de 6 a 8 de fevereiro, o IFRN recebe visita de comitiva de professores da Universidade do Minho (UMinho), de Portugal, acompanhada por professor de Cabo Verde. O objetivo é fazer um balanço do termo de cooperação firmado com a Universidade para doutoramento de servidores, além de discutir as condições para renovação da parceria. O grupo de pesquisadores da UMinho vai visitar ainda os campi Natal-Central, Santa Cruz, Mossoró e Canguaretama, onde ministrarão palestras nas suas áreas de atuação.

RELATÓRIO DE GESTÃO

Os gestores falaram ainda sobre o processo de conclusão do Relatório de Gestão 2016, documento que traz todos os índices e avaliações das ações executadas institucionalmente, desde número de estudantes atendidos até valores investidos em fomentos a projetos de pesquisa e extensão, por exemplo. "Ainda estamos no processo de resposta aos questionamentos da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre nosso Relatório de Gestão 2015, especialmente no tocante à revisão de progressão docente e à adequação da carga horária dos técnicos administrativos. Temos confiança nas legalidade e transparência de nossos atos e estamos trabalhando para comprovar isso", destacou o reitor.

PLANEJAMENTO

Coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes), o processo de planejamento do IFRN foi iniciado ainda em 2016. Todos os setores sistêmicos do IFRN já cadastraram no SUAP, software desenvolvido pela Diretoria de Gestão em Tecnologia da Informação (DIGTI), as ações planejadas para 2017. Neste momento, os campi discutem internamente quais atividades vão priorizar para o ano. O objetivo é que, até 8 de fevereiro, essas atividades também estejam cadastradas no sistema.

extensao
pesquisa