IFRN 10 ANOS

IFRN 10 anos: noite de festa emocionou homenageados

Personagens fundamentais para o Instituto tiveram reconhecimento

Publicada em 21/12/2018 Atualizada há 1 ano

Agamenon Tavares, pró-reitor de Ensino da Instituição (penúltimo à esquerda) esteve entre os homenageados

Em grande evento ocorrido no último dia 15, servidores e ex-servidores, alunos e funcionários terceirizados do IFRN foram homenageados durante cerimônia que simbolizou os 10 anos da instituição, que compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do país. Também tiveram destaque, na ocasião, a diplomação dos professores Belchior de Oliveira e Francisco Mariz, com o título Professor Honoris Causa, pelas mãos do atual reitor, Wyllys Farkat, além da apresentação do novo filme institucional, produzido pela Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce), da Reitoria.

Nascido e criado no bairro da Cidade da Esperança, em Natal, Agamenon Tavares, pró-reitor de Ensino da Instituição, conta que, ainda durante sua formação básica, seus pais o incentivaram a estudar na antiga ETFRN: “eu sonhei que um dia eu poderia realmente trabalhar aqui”. Para ele, olhar sua trajetória e ser homenageado nos 10 anos do IFRN, é motivante: “significa dizer a todas as pessoas do meu bairro, desta cidade e de todas as demais do estado: lutem, a gente também tem alegrias nessa vida, e, nesta Instituição, a gente tem muito mais alegria do que tristeza”. Agamenon vê, no momento, a realização de um sonho, e visa, um dia, poder dizer aos filhos: “olha, eu fiz parte da história desse Instituto. Eu levei, de algum modo, educação e vida com mais qualidade para as pessoas”.

Para Darlyne Fontes, ex-diretora da Editora IFRN e uma das homenageadas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), fazer parte de uma história de sucesso que transforma a vida de tantas pessoas por meio de educação é o que mais importa nesta primeira década do Instituto: “é ter orgulho de uma Instituição que realiza um trabalho sério e diferenciado em nosso estado”, conta. “Vejo de perto como a vida dos nossos alunos é transformada e o impacto que isso causa em nossa sociedade. É, simplesmente, nobre o que o IFRN realiza em cada canto do nosso estado”.

Reconhecimento

Além dos servidores da Proen e Propi, diversos profissionais das demais Pró-Reitorias e setores administrativos também foram homenageados. A sensação ao receber a homenagem foi de dever cumprido e de tranquilidade, tendo em vista o reconhecimento do trabalho árduo, mas recompensador, que deixou bons frutos para o IFRN: “senti que o meu trabalho foi visto e valorizado, me senti feliz porque esse reconhecimento, de fato, tem um valor em função das ações de reestruturação que fizemos na Editora IFRN, quem acompanhou e trabalhou comigo nessas ações sabe do quê estou falando”, concluiu Darlyne.

Entre sorrisos, o pró-reitor de Ensino afirma que a homenagem foi o auge de sua vida profissional: “é sinônimo de toda a alegria que eu posso ter trabalhando aqui. Quando eu vim trabalhar na Instituição, eu só pensava em poder fazer, pelos alunos, o que, um dia, pessoas como Belchior e Mariz fizeram por mim”. Caracterizado como o coroamento de um trabalho, Agamenon acredita que este ainda está em andamento: “que Deus permita que a gente não conclua nunca, que sempre tenhamos muito a melhorar”, finaliza.

extensao
servidores