Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SUSTENTABILIDADE

Usina fotovoltaica entra em funcionamento no Campus Pau dos Ferros

Gerador irá reduzir R$ 54.700 na despesa anual da unidade

Publicada em 23/06/2016 Atualizada há 1 ano

Placas estão instaladas sobre o teto do refeitório e bloco dos laboratórios

Entrou em funcionamento na última terça-feira, 21 de junho, após a inspeção e autorização da Cosern, a usina fotovoltaica noCampus Pau dos Ferros do IFRN. O gerador, que foi instalado no início do mês de maio, é um dos nove já instalados no IFRN.


Com a adesão da usina, o campus irá reduzir R$ 54.700 na despesa anual e evitará a emissão de, aproximadamente, 15 toneladas de CO² na atmosfera. O gerador instalado possui 580 m² e é composto por 440 painéis, totalizando 114,4 kWp de potência, com 4 conversores. A produção anual de energia estimada é de 171,6 MWh, o que representa 35% do consumo de energia elétrica registrado nos últimos 12 meses.


Contando com a instalação da usina no Campus Pau dos Ferros, o IFRN alcançou 925 kWp em geração solar fotovoltaica. Também fazem uso do modelo sustentável a Reitoria e os campi Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi, Canguaretama, Currais Novos, Parelhas, São Gonçalo do Amarante e Natal-Central. Outros três geradores estão em fase de instalação, dessa vez nos campi Caicó, João Câmara e Lajes, com a entrada prevista para o mês de agosto.

Energia solar no IFRN


O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) é a primeira instituição do Estado a contar com o novo sistema regulamentado pela Resolução 482/2012. A partir da Resolução 482/2012, um consumidor de energia elétrica que instale pequenos geradores em sua casa ou empresa (como, por exemplo, painéis solares fotovoltaicos e pequenas turbinas eólicas) pode utilizar a energia gerada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. Quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia poderá ser utilizado para abater o consumo em outro posto tarifário ou na fatura do mês seguinte.