PREPARATÓRIO

Tire suas dúvidas sobre o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania

Inscrições estão abertas até as 22h do dia 30 março para alunos da rede pública de ensino

Publicada em 20/03/2017 Atualizada há 1 ano

Prazo para solicitar isenção do pagamento de taxa de inscrição encerra hoje (20)

1.       O ProITEC é a prova para entrar no IFRN?
Não. O ProITEC é um curso voltado para reforçar a aprendizagem de alunos de escolas públicas e prepará-los para o processo seletivo que dá acesso aos cursos técnicos integrados ao ensino médio, o Exame de Seleção.

2.       Se eu me inscrever no ProITEC, preciso assistir aulas no IFRN?
Não. O ProITEC é um curso a distância. Depois de se inscrever e entregar os documentos, o estudante recebe um material contendo livros e DVDs com teleaulas, para estudar em casa.

3.       Quem pode se inscrever?
Qualquer estudante que esteja ou já tenha terminado o 9º ano e que tenha feito todo o ensino fundamental em escola pública.

4.       Eu fiz o 3º ano em escola particular. Posso fazer o ProITEC?
Não. Precisa ter feito todos os anos do ensino fundamental em escola pública. Se tiver feito pelo menos 1 ano em escola privada, não poderá se inscrever.

5.      Estou no 8º ano. Posso me inscrever por experiência?
Não. É obrigatório também estar no 9º ano ou já ter terminado o ensino fundamental.

6.       Se eu estiver no 1º ano, posso me inscrever no ProITEC?
Se tiver feito todo o ensino fundamental em escola pública sim. Mas não esqueça: o ProITEC prepara para fazer o Exame de Seleção. Caso você se inscreva depois no Exame e seja aprovado (no Exame), vai voltar para o 1º ano, pois o processo seletivo é para os cursos técnicos integrados ao ensino médio.

7.       Para fazer o ProITEC, preciso apenas pegar o material e estudar em casa?
Não. O Programa aplica uma prova, simulando a mesma estrutura do processo seletivo: horário para chegar e fechar os portões, tempo limite para fazer a prova e fiscais de sala. Assim, serve também como um ensaio, ou simulado, para o Exame de Seleção. Não há lista de classificação, já que não é o processo seletivo, mas o desempenho é publicado no site do processo seletivo e o estudante pode verificar quais os assuntos que vai precisar estudar mais.

8.       Como faço para me inscrever no ProITEC?
Basta acessar http://processoseletivo.ifrn.edu.br. Se ainda não tiver cadastro, precisa se cadastrar, acessar o e-mail informado para confirmar o cadastro e aí sim, entrar no site com o login e a senha para se inscrever.

9.       Depois disso, já estou inscrito no Programa?
Não. Para estar efetivamente inscrito, é necessário entregar os documentos exigidos pelo edital e pagar a taxa de inscrição.

10.     Quais são os documentos?
Uma foto 3x4 recente;

• Documento de identificação, em conformidade com o item 6, registrado no ato da inscrição (fotocópia e original);
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (fotocópia e original);
  • Certidão/declaração escolar que comprove a escolaridade (fotocópia e origina);
  • Histórico Escolar do Ensino Fundamental (fotocópia e original);

11.   Se o curso é oferecido a distância, pelo Campus EaD, por que na inscrição eu preciso escolher um Campus?

Porque é no Campus que você vai entregar a documentação para pegar o material de estudo.

12.  O ProITEC tem taxa de inscrição?
Sim! A taxa de inscrição custa R$ 20 e tem que ser paga até o dia seguinte ao final das inscrições, em qualquer agência bancária ou nas casas lotéricas.

13. Eu não tenho condições de pagar a inscrição. O que faço?
Se tiver inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, basta solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Mas precisa ficar atento para ver se a isenção foi aprovada, o que é publicado no site do IFRN. Se não for, tem que pagar.

14.  O Portal do Candidato só serve para fazer a inscrição?
Não! Depois de se cadastrar, o estudante vai usar o Portal do Candidato para todos os passos do processo seletivo. Solicitar isenção da taxa de inscrição, imprimir boleto da taxa de inscrição, imprimir o cartão de inscrição, verificar o desempenho na prova e imprimir o certificado do ProITEC. Além disso, vai usar o mesmo login e senha para se inscrever em qualquer processo seletivo do IFRN dali para a frente.

15. Se eu me inscrever no ProITEC, já estou inscrito no Exame de Seleção?
Não! O aluno do ProITEC precisa ficar atento à publicação do edital do Exame de Seleção. No período de inscrição, precisa se inscrever novamente.

16.Vou precisar pagar a taxa de inscrição de novo?
Não. Depois que teve a inscrição confirmada no ProITEC, o sistema vai relacionar o CPF e o aluno do ProITEC não vai precisar pagar a taxa de inscrição do Exame de Seleção.

17. Quando eu for me inscrever no Exame de Seleção, posso mudar o Campus que escolhi na inscrição do ProITEC?
Pode sim! Como você ainda não sabe quais cursos vão ser oferecidos, ao se inscrever no Exame poderá mudar o Campus que escolheu na inscrição do ProITEC.

18.  Ter feito o ProITEC me dá alguma vantagem para o Exame de Seleção?
O reforço da aprendizagem. Os livros são elaborados por professores do IFRN focando todo o conteúdo do Exame de Seleção. Por isso é uma preparação muito boa para o processo seletivo.

19.  Quais as datas mais importantes do ProITEC 2017?

Inscrições20 a 30 de março
Solicitação de isenção20 de março