Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SAÚDE BUCAL

Servidores do Campus Pau dos Ferros participam de Exame Periódico Odontológico

Exame faz parte da ação "Servidor Sorridente", da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor

Publicada em 06/02/2015 Atualizada há 1 ano

Servidor recebe avaliação odontológica e orientações quanto aos cuidados necessários à saúde bucal

Na última quarta e quinta-feira (4 e 5), servidores do Campus Pau dos Ferros do IFRN participaram do Exame Periódico Odontológico (EPO), através do Servidor Sorridente, ação integrante do Programa de Qualidade de Vida do Servidor, uma iniciativa da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor do IFRN (COASS).


O Exame Periódigo Odontológico (EPO) para os servidores do IFRN tem como finalidade diagnosticar os agravos bucais, orientar os servidores quanto aos cuidados necessários à saúde oral e gerar dados para as ações de promoção à saúde.


Segundo a odontóloga que atendeu os servidores do Campus Pau dos Ferros, Márcia Marillac, o número de participantes foi satisfatório: "A participação foi boa. A expectativa era de 15 servidores por Campus e aqui [Pau dos Ferros] tivemos 22 inscritos", relata Márcia.


Ainda segundo a dentista, as informações colhidas servirão de subsídio para a COASS, na implementação de programas voltados à saúde bucal do servidor: "A partir dos resultados, a COASS desenvolverá programas de promoção à saúde bucal, voltados ao servidor", conclui Márcia.


Duas dentistas do IFRN, Márcia Marillac, do Campus Canguaretama e Sandra Medeiros, da Reitoria,  foram capacitadas para realizar o EPO nos campi do IFRN. O Servidor Sorridente é supervisionado pela Coordenadora da COASS, Cíntia Costa. Segundo informação da COASS, a participação no EPO é voluntária e não tem foco no tratamento, mas na orientação e promoção da saúde bucal dos servidores.