Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONEDU

Servidor do Campus Pau dos Ferros tem dois trabalhos aprovados em congresso nacional de educação

Evento foi realizado de 18 a 20 de setembro, na Paraíba

Publicada em 30/09/2014 Atualizada há 1 ano

Imagem: reprodução do site do evento.

O Servidor do Campus Pau dos Ferros do IFRN, o pedagogo José Batista de Barros, teve dois trabalhos aprovados na edição 2014 do Congresso Nacional de Educação (Conedu), cujo temário foi "Inovação, Ciência e Tecnologia: desafios e perspectivas".


Intitulados "Uma proposta para formação do leitor crítico na escola" e " Formando leitores críticos para além da escola", os trabalhos foram apresentados na Paraíba, sede de Congresso, no período de 18 a 20 de setembro de 2014.


José Batista acredita que ambos trabalhos têm o propósito de evidenciar a importância da leitura no processo da formação do leitor crítico, uma vez que essa perpassa por todas as modalidades de ensino, independente de nível. "Foi com esse pensar que os trabalhos foram elaborados, tomando-se por base a perspectiva de língua enquanto prática sociointerativa. Nesse contexto, observa-se que as atividades de ensino pautadas na diversidade de gêneros do discurso com vistas à produção de sentidos verbais contextualizados, repercutem na resposta crítica dos leitores, e que o compartilhar de conhecimentos construídos na escola com a comunidade com o propósito de ampliar o diálogo com a sociedade sobre o ensino, a pesquisa e a extensão como componentes da prática dos professores da educação básica são fundamentais para a melhoria dos aspectos da função social do conhecimento, a integração dos sujeitos e o compromisso social da escola.", afirma o autor.


José Batista, que é mestre em Ciências da Linguagem e atua como pedagogo no Campus, integrando a equipe técnico-pedagógica. 


O evento
*O CONEDU visa promover ações de caráter inovador e tecnológico incentivando a produção acadêmica para a melhoria da qualidade da educação básica e superior no Brasil. O evento oportuniza discussões que valorizam as práticas de profissionais da Educação aproximando, cada vez mais, a universidade da escola de educação básica para a produção de conhecimentos e demandas formativas.
* Informações do site do evento.