Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

VISIBILIDADE

Repositório Institucional do IFRN passa a integrar ranking mundial

"Ranking web of repositories" é promovido Cybermetrics Lab, da Espanha

Publicada em 28/01/2016 Atualizada há 12 meses

Repositório Memoria armazena e disponibiliza produção acadêmica e científica do IFRN

O Repositório Institucional do IFRN Memoria, coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto, passou a integrar o "Ranking web of repositories". O ranking é uma iniciativa do Cybermetrics Lab. que pertencente ao "Consejo Superior de Investigaciones Científicas" (CSIC), da Espanha.


O ranking publica desde 2008 a posição dos repositórios das instituições e o impacto da produção acadêmica disponível em acesso aberto em seus repositórios. O principal objetivo do ranking Web é promover as iniciativas no mundo para disponibilizar a produção acadêmica em acesso aberto.


A metodologia do Webometrics é aferida através do tamanho (número de páginas extraídas no Google), visibilidade (número de links externos), qualidade dos documentos (extraídos do Google) e número de documentos dos últimos cinco anos extraídos do GoogleScholar.


Atualmente existem 2297 repositórios avaliados no mundo, 191 na américa latina e 51 no Brasil. No Rio Grande do Norte estão disponíveis no IFRN na UFRN.


De acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, Prof. J. Yvan Leite, a introdução do Memoria em seu primeiros momentos de existência mostra o acerto da política científica de acesso aberto implementada na instituição. Esta contribui ainda mais para a consolidação da missão do Repositório Institucional, que é de promover a visibilidade da produção acadêmica, científica e intelectual do IFRN. "Em um mundo globalizado é fundamental as instituições migrarem para o acesso aberto para ampliar a visibilidade da sua produção intelectual. O Memoria, nos seus primeiros passos, mostra a importância que tem no cenário científico, da transparência do investimento público e com a responsabilidade social, por disponibilizar o que a Instituição acadêmica produz para a sociedade.  Convidamos os colegas a publicarem sua produção", comenta Yvan.


SUBMISSÃO
Alunos e servidores do IFRN podem submeter suas produções acadêmicas e científicas ao Memoria. As obras podem ser trabalhos acadêmicos e técnicos, teses e dissertações, produções audiovisuais, produções científicas, obras do Museu do IFRN, trabalhos de eventos do IFRN, além de livros via Editora do IFRN ou fora dela.


SOBRE O RANKING:    
O ranking tem o objetivo de apoiar iniciativas de acesso aberto e, portanto, o acesso gratuito às publicações científicas em formato eletrônico e de outro material acadêmico. Os indicadores web são usados ​​aqui para medir a visibilidade e o impacto dos repositórios científicos global.         
Informações do site do RWR.


Acesse:

Repositório Institucional Memoria

"Resultado do Ranking web of repositories"

Posição do Memoria no mundo

Posição do Memoria no Brasil