Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

IFRN NA COMUNIDADE

Queijeiros de Alexandria (RN) recebem capacitação do Campus Pau dos Ferros

Projeto de extensão objetiva preservar a qualidade e tradição de queijos coalhos através de aplicação de Boas Práticas de Fabricação

Publicada em 01/02/2018 Atualizada há 1 ano

Coordenadora do Projeto, Joyce Matias, ministra a palestra "Boas Práticas de Fabricação na produção artesanal de queijo coalho"

Localizada a 47Km de Pau dos Ferros e a 380Km de Natal, Alexandria é um município situado no Alto Oeste potiguar que tem como uma de suas tradições a cultura do queijo coalho.


O Campus Pau dos Ferros do IFRN, desde que foi fundado, em 2009, vem desenvolvendo inúmeras atividades que reiteram a missão social da Instituição, muitas delas através de projetos de extensão. Um desses projetos objetiva capacitar queijeiros de Alexandria/RN, objetivando preservar a qualidade e tradição de queijos coalhos através de aplicação de Boas Práticas de Fabricação (BPF).


Desde março de 2017, a equipe do Projeto tem desenvolvido diversas ações internas e externas, visando preservar a qualidade dos queijos produzidos através de boas práticas de fabricação (BPF).


A mais recente ação do Projeto aconteceu na tarde de ontem (31), reunindo produtores de queijos coalhos. A palestra aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e foi ministrada pela coordenadora do Projeto, Joyce Matias.


Durante a capacitação, foram tratados temas como: riscos e contaminações, microorganismos, higiene do manipulador, obtenção higiênica do leite, instalações do local de produção, condições de saneamento da água, acondicionamento e destino do lixo, transporte e comercialização, entre outros. Além dos momentos teóricos, os queijeiros participaram de dinâmicas e atividades práticas durante o encontro.


A capacitação contou com o apoio dos bolsistas dos Projetos: Alisson Silva, Laura Eduarda, Regina Cely e Vitória Sena, além de Ronaldo Dantas, servidor da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN).


O PROJETO
Aprovado em seleção da Pró-Reitoria de Extensão do IFRN, através do edital nº 2/2017-PROEX/IFRN, o projeto objetiva capacitar agricultores familiares produtores de queijo coalho artesanal do município de Alexandria/RN quanto às Boas Práticas de Fabricação e avaliar o impacto dessa ação na sanidade das queijarias. Dessa forma, pretende-se alcançar uma produção mais higiênica e melhorar a qualidade final dos queijos, fortalecendo a permanência mercadológica de um alimento de grande importância socioeconômica e cultural para o Sertão nordestino.


::: CONTEÚDO RELACIONADO:
11/05/2017:Equipe do projeto de qualidade na produção do queijo coalho realiza primeira reunião com os produtores.