Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

QUALIFICAÇÃO

Pronatec, via Campus Pau dos Ferros do IFRN, encerra temporada 2013 de cursos FIC

688 alunos de Pau dos Ferros e Região foram contemplados

Publicada em 10/04/2014 Atualizada há 1 ano

Leilany Brenda (esquerda), de José da Penha-RN, aluna do Curso FIC Produtor de Iogurte

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), via Campus Pau dos Ferros do IFRN, encerrou o seu último curso de Formação Inicial e Continuada (curso FIC) da temporada de cursos 2013. Através de 6 etapas, foram ofertados cursos em diversas áreas, distribuídos em 28 turmas, atendendo a 688 alunos de Pau dos Ferros e Região.


O coordenador adjunto do Programa no Campus Pau dos Ferros, Erasmo Oliveira, avalia como positiva a realização da temporada de cursos. "Tivemos cursos onde a empregabilidade foi positiva. Um deles foi o Curso "Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão". Conhecemos alunos que, antes mesmo de terminar o curso, já recebiam propostas para atuação no mercado de trabalho", afirma Erasmo.


A satisfação pelo curso pode ser vista no rosto de alunos. Foi o caso de Leilany Brenda, aluna do Curso "Produtor de Iogurte". Leilany tem 23 anos, reside no município de José da Penha (RN) e relatou que não tinha conhecimentos sobre a área e está satisfeita com o curso. "Entrei no curso para aprender. A gente aprendeu a fazer não só iogurte, mas também doces, doces de leite. Tivemos aulas de higiene pessoal, aula de empreendedorismo. (...) Essa aula prática de vendas melhorou nosso aprendizado, vimos a questão da matéria-prima, do custo, de como tirar o lucro" relata a aluna, durante momentos finais de aula prática da disciplina "Gestão e Empreendedorismo", ministrada pelo professor Augusto Santana.


Para a orientadora pedagógica do Programa, Abigail Silva, a temporada de curso foi satisfatória: “Os cursos da temporada 2013 do Pronatec foram todos concluídos e suas atividades tiveram bastante êxito. Esperamos que, com essa capacitação, esses alunos egressos possam logo estar inseridos no mundo do trabalho”, destaca Abigail.


Para o primeiro semestre de 2014, o Pronatec ofertará 5 turmas de cursos de Formação Inicial e Continuada: Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, Auxiliar de Arquivo, Auxiliar de Recursos Humanos (2 turmas) e Espanhol Básico. As prefeituras parceiras já estão efetuando as pré-inscrições dos interessados.


Veja fotos de diversas turmas da temporada 2013 do Pronatec, na página de álbuns, da Fan Page do Campus Pau dos Ferros do IFRN.