Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Extensão

Projeto Fábrica e Embrapa promovem curso de processamento de frutas tropicais

Curso aconteceu no período de 01 a 04 de outubro

Publicada em 05/10/2012 Atualizada há 1 ano


O IFRN Câmpus Pau dos Ferros, no período de 01 a 04 de Outubro, realizou em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical do Ceará  e a APRUP - Associação dos Produtores Rurais de Portalegre, o Curso de Processamento de Frutas Tropicais, tendo como participantes docentes e alunos do Curso Técnico em Alimentos.

Essa parceria integra as ações preliminares de funcionamento do Projeto Fábrica-Escola: beneficiamento do pedúnculo do caju e frutas tropicais gerando emprego, trabalho e renda para região do Alto Oeste do RN - financiado pelo Programa Petrobrás Desenvolvimento & Cidadania. Todos os participantes atuarão no referido projeto, o qual terá duração de 2 anos e tem por objetivo construir alternativas de aproveitamento integral das frutas tropicais de forma sustentável, sendo estas: a fabricação de produtos, tais como doces, sucos, cajuínas, conservas dentre outros; e o aproveitamento residual das frutas (fibras) para a composição de forragem animal. Todas as ações buscam oportunizar a aprendizagem, a empregabilidade e geração de renda na comunidade.

O Curso foi realizado em duas etapas: teórica e prática. Ambas foram realizadas nas instalações do referido Câmpus e na Unidade Móvel da Embrapa. A produção do curso resultou na fabricação de doces de caju, goiaba e banana em calda; desidratação de  tomate,  de  abacaxi, de manga e de  banana. Além disso, foi produzida a clarificação do suco de caju e produção da cajuína, bem como o extrato do tomate.

Essa parceria viabilizou a transferência  de saberes e tecnologia entre técnicos da EMBRAPA, docentes e alunos do IFRN, superando as expectativas de todos os envolvidos neste momento inicial das atividades do Projeto Fábrica Escola. O IFRN parabeniza a todos os participantes e aos parceiros que viabilizaram a realização deste importante curso.

 

 Vejam mais fotos:

 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas