APRENDIZAGEM

Programa Jovem Aprendiz é apresentado no Campus Pau dos Ferros

Palestra acontece nos turnos matutino de vespertino de hoje (20)

Publicada em 20/03/2017 Atualizada há 1 ano

Assessor Thiago Loureiro apresentando o Programa no turno matutino. Coordenador de Extensão do Campus, Júnior Sales, acompanha o encontro.

O Campus Pau dos Ferros do IFRN recebe hoje (20) palestra do Programa Jovem Aprendiz, comandado pela Assessoria de Relações com o Mundo do Trabalho (ASREMT), da Pró-Reitoria de Extensão do IFRN, a Proex.

Participam das palestras alunos que iniciarão os terceiros e quartos anos dos cursos técnicos integrados.  No turno matutino, a palestra aconteceu às 10h. Já no turno vespertino, o encontro será realizado às 13h30, na Sala de Práticas Corporais do Campus.

Durante a palestra do Programa, o assessor de relações com o mundo do trabalho, Thiago Loureiro, apresentou aos alunos o Programa Jovem Aprendiz, sua fundamentação legal, propósitos do Programa, detalhamento de competências e benefícios do aprendiz, documentação necessária requisitada. Na oportunidade, os estudantes puderam esclarecer dúvidas.

LEI E CONTRATO DE APRENDIZAGEM
Segundo a Lei da Aprendizagem, um jovem aprendiz é aquele que está estudando em uma instituição pública ou privada e trabalhando ao mesmo tempo. Neste meio tempo, o jovem irá receber uma formação única para a profissão em que está se profissionalizando. Dentro da estrutura organizacional do IFRN, as vagas para aprendiz são, exclusivamente, para alunos dos cursos técnicos, nas modalidades integrado ou subsequente. Para os alunos dos cursos integrados, há um requisito extra: os interessados no programa têm de estar no 3º ou 4º ano de curso. Já o estudante do subsequente não tem exigência mínima de currículo acadêmico.

Outras informações podem ser obtidas na Página da Assessoria de Relações com o Mundo do Trabalho, na aba "Extensão", no Portal do IFRN. Acesse:

ASSESSORIA DE RELAÇÕES COM O MUNDO DO TRABALHO

JOVEM APRENDIZ NO IFRN
*Até 2016, como prática profissional numa empresa, o aluno do IFRN podia apenas estagiar. Agora, a partir do semestre 2017.1, além dos estágios, poderá participar também do Programa Jovem Aprendiz. Hoje, no IFRN, são 81 cursos cadastrados e validados, mais 12 sob análise da plataforma, além de outros 44 cursos em fase de cadastramento.
A grande vantagem se se compara o ProgramaJovem Aprendizaos Programas de estágio é a inserção do aluno num programa que permite o registro em carteira profissional de trabalho, o que garante os direitos comuns a todos os trabalhadores contratados sob as diretrizes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O sistema funciona com as empresas cadastradas procurando as instituições de ensino para solicitar indicações de possíveis aprendizes. No programa, a jornada de trabalho de um jovem aprendiz, em regra, não excede seis horas diárias.
*Informações do site da Reitoria do IFRN.