Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Professores propõem metodologia que identifica sistemas dinâmicos com papel importante para resolução de problemas de engenharia

Artigo foi publicado em periódico internacional

Publicada em 13/06/2019 Atualizada há 12 meses

Professores Dr. Aluisio e Dr. Luttiane, 2 dos 6 autores da pesquisa.

Os Professores do Campus Pau dos Ferros do IFRN, Dr. Aluisio Igor Rêgo Fontes e Dr. Leandro Luttiane da Silva Linhares, e João Paulo (Campus João Câmara), juntamente com docentes da UFRN (Allan Martins e Fábio Meneguetti) e da UFAL (Icaro Araújo), tiveram um artigo publicado em periódico internacional.


O trabalho intitulado "NARX Model Identification Using Correntropy Criterion in the Presence of Non-Gaussian Noise" foi veiculado no “Journal of Control, Automation and Electrical Systems”, periódico com foco nas áreas de sistemas inteligentes, instrumentação, teoria de controle e aplicação.


Segundo o Aluisio Igor, o artigo propõe uma metodologia de identificação de modelos matemáticos para sistemas físicos reais utilizando a correntropia, denominada “simulation correntropy maximization with pruning” (SCMP).


“A identificação de sistemas dinâmicos desempenha papel importante em diferentes problemas como supervisão, projeto de controladores, simulação e treinamento de operadores, detecção de falhas, entre outros”, detalha Aluísio.


Os seis autores compõem um grupo de pesquisa em teoria da informação, composto por servidores do IFRN, da UFRN e da UFAL.


Acesse:

Versão eletrônica do artigo

Página do periódico

 

SOBRE A REVISTA:
O “Journal of Control, Automation and Electrical Systems” é um periódico multidisciplinar que recebe trabalhos de várias partes do mundo. O artigo submetido pelos professores está enquadrado na área de avaliação “Engenharias IV”, que recebe classificação Qualis B1, que atesta pesquisas com grande impacto e relevância.