Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Colóquio Internacional

Professora do Câmpus Pau dos Ferros participa de colóquio internacional

Evento aconteceu no Auditório da Escola de Música da UFRN entre os dias 31 de outubro e 01 de novembro

Publicada em 05/11/2012 Atualizada há 1 ano

A professora de Artes do IFRN Campus Pau dos Ferros, Rosane Ferreira, participou do “Colóquio Internacional Tributo a um Pensamento do Sul” o evento ocorreu no Auditório da Escola de Música da UFRN entre os dias 31 de outubro e 01 de novembro. O colóquio foi promovido pelo GRECOM em parceria com o IFRN.

 

Vinculado ao departamento de Fundamentos e Políticas da Educação o grupo de pesquisa – GRECOM - está ligado aos programas de pós-graduação em Ciências Sociais e Educação da UFRN. “O grupo é um exemplo do que o pensador francês Edgar Morin chama de “pensamento do sul”: espaço de regeneração da cultura e politização do cidadão, criatividade acadêmica e consolidação de um saber múltiplo, diverso e plural”.

 

Como forma de celebrar a data, o GRECOM promoveu três eventos voltados a profissionais da educação e das ciências humanas em geral, estudantes e demais interessados na construção de um conhecimento que religue saberes.”

 

“O evento chamado de “Tributo a um Pensamento do Sul”, contou com a presença de pensadores como Ubiratan D’Ambrosio, a mexicana Ana Cecília Espinosa, o educador indígena Daniel Munduruku, a educadora Maria Cândida de Moraes, o semiótico Norval Baitelo Júnio e o próprio Edgar Morin (diretor emérito do grupo), além de outros interlocutores do GRECOM. No IFRN, ocorreu simultaneamente o I Simpósio de Complexidade e Transdisciplinaridade.”

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas