Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

apicultura

Professor do Curso Técnico em Apicultura do IFRN Profere Palestra em evento Nordestino de Pecuária

Publicada em 10/09/2012 Atualizada há 12 meses

O professor de Apicultura do IFRN, Campus Pau dos Ferros, Daniel Santiago Pereira, proferiu no dia 19/06/12, no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza-CE, palestra sobre a importância da alimentação das abelhas africanizadas durante o maior evento de pecuária do Nordeste Brasileiro, o PECNORDESTE, bem como na XVI Feira de Produtos e Serviços Agropecuários, organizados pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE – CE e Sindicatos Rurais.

Os profissionais que se dedicam à atividade da apicultura e meliponicultura garantiram um espaço especial dentro do evento, para discussões, palestras e oficinas, em termos de resultados obtidos por estas atividades primárias.

Nesse contexto, a palestra em questão fez parte da programação destes eventos, inserido no segmento de apicultura, e contando como público-alvo a participação de produtores, das cinco regiões do país, de pesquisadores e de empresários relacionados com atividades apícolas (abelhas africanizadas) e meliponícolas (abelhas sem ferrão). Além disso, estiveram presentes as federações de Apicultura e Meliponicultura dos respectivos estados brasileiros e a Confederação Brasileira de Apicultura – CBA, na pessoa do presidente José Gomercindo Corrêa da Cunha.

O produto mais popular das abelhas, o mel, traz benefícios significativos para a saúde. Rico em energia (frutose e glicose), conta ainda, em aproximadamente 3% a 7% de sua composição, de aminoácidos, vitaminas e outras substâncias, que, depois de ingeridas, incorporam-se na corrente sanguínea dentro de 15 minutos.

No entanto, as atividades da apicultura e meliponicultura enfrentam dificuldades por conta da ação antrópica na devastação da flora da qual estas abelhas tem estreita ligação para obtenção de seu alimento, pólen e néctar, contribuindo, desta forma, com a propagação mais eficiente das plantas e produção de frutos, através do serviço de polinização por elas prestado.

As abelhas são responsáveis por até 80% da polinização das plantas angiospermas, que necessitam de polinização cruzada. E, ainda, por aproximadamente 60% da polinização das plantas que fazem parte de nosso cardápio, e/ou, dos animais que fazem parte de nossa alimentação, sendo, portanto, um elo de grande importância no equilíbrio da cadeia alimentar de boa parte dos seres vivos.

O tema da palestra, “Alimentação de abelhas Apis mellifera L. (Africanizadas) no período de estiagem no Semiárido Brasileiro”, foi selecionado em virtude do prolongamento do período seco no semiárido, por conta dos baixos índices pluviométricos de 2011, e principalmente de 2012, o que tem influenciado diretamente na falta de alimento natural para as abelhas (pólen e néctar), e no comportamento enxameatório das abelhas, que se reflete no enfraquecimento e abandono das colmeias, podendo chegar a mais de 50% neste ano. Configurando, deste modo, a necessidade da interferência do apicultor, no que diz respeito ao fornecimento de alimentos alternativos ricos em energia e proteína, para minimizar estas perdas, que causam prejuízos para a atividade e ao meio ambiente.

Assim, é essencial a criação de políticas públicas que propiciem aos apicultores e meliponicultores a possibilidade de obtenção de crédito-custeio, para a manutenção desta atividade pecuarista de tão grande importância para o equilíbrio e manutenção dos recursos naturais renováveis no semiárido do Brasil.

Abaixo link para acesso a revisão bibliográfica produzida e publicada, em formado PDF, no site do evento:

Alimentação de abelhas Apis mellifera L. (Africanizadas) no período de estiagem, no Semiárido Nordestino, Brasil.