Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CAPACITAÇÃO

Professor do Campus Pau dos Ferros recebe convite para ministrar conferência em universidade do México

Felipe Morais tem investido em aperfeiçoamentos na América do Norte e Europa

Publicada em 17/11/2016 Atualizada há 1 ano

Professor Felipe (agachado) durante seus estudos sobre a língua indígena otomí na comunidade Santa Ana Hueytlalpan, no Estado de Hidalgo, México.

As licenças para capacitações em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado, concedidas pelo IFRN, tem proporcionado aos seus servidores oportunidades para qualificação pessoal e profissional, além de divulgar o nome da Instituição.


Um dos vários exemplos é o do Professor de Língua Portuguesa, Felipe Morais de Melo, do Campus Pau dos Ferros do IFRN, que se encontra de licença para doutoramento sanduíche através da UFRN (Brasil) e da Universidad Autónoma de Querétaro, (México).


Além de suas pesquisas do doutorado, o Professor tem participado de cursos, especializações, apresentações de trabalhos e até convite para conferência no exterior.


Confira algumas de suas principais atividades extra-curriculares no exterior durante o período de afastamento para capacitação:


EXPERIÊNCIAS NO MÉXICO
Durante o período que esteve na cidade mexicana de Querétaro, sob orientação do Professor Dr. José Luis Ramírez Luengo, teve seu trabalho "Los géneros textuales de las cartas oficiales norte-rio-grandenses (1713-1931)" aprovado e apresentado no Congresso Nacional da Associação Mexicana de Linguística Aplicada, ocorrido no Estado de Chiapas. Ainda no México, o docente participou como ouvinte de pós-graduação na Universidad Autónoma de Querétaro, integrando a disciplina “Descripción de Lengua I”, na qual foi analisado o otomí, língua indígena mexicana.


CONVITE PARA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL
Selecionado pelo Professor José Luis, o Professor Felipe recebeu convite para ministrar, na Universidad Autónoma de Querétaro, no México, uma conferência sobre o português do Brasil, intitulada "Breves notas de la historia del Portugués de Brasil (PB)".


ESPANHA
O docente também submeteu o trabalho "As fórmulas textuais das "Cartas oficiais norte-rio-grandenses (1713-1931)" ao III Congresso Internacional de Linguística Histórica, que foi aprovado e apresentado na cidade de São Tiago de Compostela, na Espanha. Ainda na Espanha, na capital Madrid, fez um curso de pós-graduação sobre textos manuscritos (tema de seu doutorado) no Consejo Superior de Investigaciones Científicas, o CSIC, que é o maior organismo público de investigação da Espanha, o terceiro maior da Europa e o nono do mundo.


PORTUGAL - 2017
O professor prepara seu novo trabalho, com alguns resultados de sua investigação doutoral, para ser submetido ao IV Congresso Internacional de Linguística Histórica, que ocorrerá em julho do próximo ano, em Lisboa, Portugal.


O Campus Pau dos Ferros do IFRN parabeniza o professor Felipe pelo seu talento e dedicação como servidor público da educação.