Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PRODUÇÃO

Professor do Campus Pau dos Ferros escreve livro

Adan John é autor do Livro "História e Racionalidade Científica - A filosofia da ciência de Thomas Kuhn"

Publicada em 06/01/2015 Atualizada há 1 ano

Imagem: reprodução.

O Professor do Campus Pau dos Ferros do IFRN, Andan John Gomes da Silva, escreveu seu primeiro livro, intitulado: "História e Racionalidade Científica - A filosofia da ciência de Thomas Kuhn".


O livro é fruto da pesquisa de mestrado do docente, finalizada em 2013, na UFRN, e uma continuação direta das pesquisas que faz desde a graduação, girando basicamente em torno da pergunta: “afinal, a ciência é um empreendimento racional?


O livro, segundo o autor, traz uma resposta à pergunta: "A resposta mais comum a essa pergunta é um estrondoso "sim", tanto para a maioria de nós quanto para os principais filósofos da ciência do começo do século XX, apresentados no capítulo 1, os quais pintam a ciência como um empreendimento totalmente objetivo e metódico. Contudo, essas características são colocadas em xeque no capítulo 2, quando são apresentadas as ideias do filósofo norte americano Thomas Kuhn, para quem a história da ciência contradita o retrato pintado por seus contemporâneos, mostrando que nem sempre a ciência faz jus a tais características", afirma Adan.


"Daí por diante, no último capítulo, o livro mostra como esse filósofo, longe de defender que a ciência é um empreendimento irracional, reformula o conceito de racionalidade científica, tornando-o compatível com os registros históricos. O grande mérito do livro é, portanto, o de mostrar uma visão de ciência que, ao mesmo tempo em que a reabilita como um empreendimento racional, mostra-se mais realista, menos superficial e mais humana", conclui o autor da obra.


Para Adan, o livro pode servir tanto como fonte de consulta para graduandos em filosofia ou em ciência quanto para pesquisadores ou leitores interessados em conhecer um pouco mais acerca da natureza do empreendimento científico. O livro será publicado pela editora Novas Edições Acadêmicas. Em breve, a obra estará disponível nas livrarias.


O autor
Adan é graduado em Filosofia pela UERN e mestre em filosofia pela UFRN. Atualmente, além de exercer magistério no IFRN, o docente realiza pesquisas na área de filosofia da ciência e da  teoria da argumentação.