Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Professor do Campus e alunas egressas têm artigo publicado em Revista especializada de Portugal

Trabalho foi fruto de pesquisa realizada na Especialização em Educação do Campo, do IFRN

Publicada em 12/01/2018 Atualizada há 1 ano

Pesquisa trata de um estudo a respeito da pobreza rural a partir do viés da multidimensionalidade, abordando o Programa Bolsa Família (PBF) como uma política pública

Em 2015, o Campus Pau dos Ferros do IFRN formou uma turma de Especialização em Educação do Campo - Saberes da Terra, proporcionando formação continuada a profissionais da educação, com foco nos professores do ProJovem Campo, e rendendo interessantes pesquisas, desenvolvidas através de trabalho de conclusão de curso (TCC).


As alunas Lady Daiane da Conceição Soares e Francisca Elizonete de Souza Lima, sob orientação do Professor do IFRN, Felipe Morais de Melo, apresentaram em 2015 o TCC “A territorialização do Programa Bolsa Família na Comunidade Sítio Carnaubal – Água Nova/RN: uma análise socioeconômica”. Defendida em dezembro daquele ano, as autoras e seu orientador decidiram desenvolver um artigo desse trabalho que acabou sendo aceito para publicação pelo periódico português Revista de Geografia e Ordenamento do Território (GOT) - Journal of Geography and Spatial Planning, conceito Qualis B1 segundo a última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (Quadriênio 2013-2016).


A pesquisa, intitulada, "A territorialização do programa Bolsa Família na comunidade rural Sítio Carnaubal – Água Nova/RN: a voz dos beneficiários", trata de um estudo a respeito da pobreza rural a partir do viés da multidimensionalidade, abordando o Programa Bolsa Família (PBF) como uma política pública que vem contribuindo com a minimização da pobreza, como também com o aumento das possibilidades de permanência do homem no campo. O foco da investigação está na análise dos impactos do PBF conforme a visão das beneficiárias residentes na comunidade rural do Sítio Carnaubal no município de Água Nova, localizado no Alto Oeste potiguar.


Concluindo um doutoramento ofertado via modalidade sanduíche no Brasil (UFRN) e no México (Universidad Autónoma de Querétaro), o Professor Felipe Morais de Melo comemora com as alunas: "Começamos a articular o texto em maio de 2017 e ficamos muito felizes em encerrar o ano com o fruto de nosso trabalho, publicado no dia 30 de dezembro pela GOT. Merecem parabéns especiais Lady Daiana e Francisca Elizonete, idealizadoras da pesquisa”, comenta o orientador e coautor do artigo.


Acesse:

Revista de Geografia e Ordenamento do Território (GOT)

LINK PARA ACESSO AO ARTIGO

 

SOBRE O PERIÓDICO
A Revista de Geografia e Ordenamento do Território (GOT) - Journal of Geografphy and Spatial Planning é um periódico português de publicação semestral desenvolvido a partir de um grupo de pesquisa formado por pesquisadores da Universidade do Porto, Universidade do Minho  e Universidade de Coimbra.


A PÓS-GRADUAÇÃO
O curso tem como objetivo geral proporcionar, em nível de Pós Graduação Lato Sensu, a formação continuada em Educação do Campo a educadores da Educação Básica e da Educação Profissional e coordenadores de turma que atuarão no ProJovem Campo - Saberes da Terra em consonância com a realidade sócio-econômica e cultural específica das populações que trabalham e vivem no e do campo. Possui carga horária de 400 horas e foi ofertado nos campi Caicó, João Câmara e Pau dos Ferros.