PATENTES

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação recebe propostas para registro de propriedade intelectual

Objetivo é estimular proteção do conhecimento produzido pela comunidade acadêmica do IFRN

Publicada em 12/04/2017 Atualizada há 1 ano

1ª chamada segue até 19 de maio de 2017

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte, divulgando seu apoio à proteção da propriedade intelectual, tornou público o Edital nº 05/2017, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), através do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). O documento convoca à submissão de propostas para registro de propriedade intelectual junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) representada pelo Sistema Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC) que partam de pesquisas desenvolvidas pelos servidores e estudantes do IFRN. As inscrições devem ser feitas pelo formulário eletrônico “Comunicação de Invenção.

Segundo o professor Márcio Adriano Azevedo, pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Instituto, o edital visa estimular e apoiar a busca por proteção do conhecimento produzido pelos estudantes e servidores do IFRN, de acordo com os objetivos da ação institucional de apoio a proteção da propriedade intelectual: “a ideia é identificar as tecnologias com potencial inovador, fomentar a proteção e valorização do conhecimento científico e tecnológico gerados na Instituição , estimulando essa cultura de busca à proteção da propriedade intelectual a nossos públicos”, disse.

As solicitações serão analisadas individualmente, seguindo as particularidades de cada ativo. Divididas em etapas, as demandas são ‘comunicação de Invenção e assinatura de termo de cessão’, ‘avaliação da documentação formal e técnica’ e ‘solicitação de pagamento das taxas e envio ao INPI ou Mapa/SNPC’. O cronograma das atividades está disponível no quadro abaixo. As demais informações estão disponíveis na página da Propi, dentro do Portal do IFRN.

O Edital será executado em quatro chamadas de submissão:

Chamada

Submissão das propostas

10/04/2017 a 19/05/2017;

20/05/2017 a 14/07/2017;

15/07/2017 a 08/09/2017;

09/09/2017 a 03/11/2017;

“Buscamos promover a transferência de tecnologias entre o Instituto e a iniciativa pública ou privada com o intuito de viabilizar novas parcerias visando o desenvolvimento tecnológico do país”, finalizou o pró-reitor.

Links para os documentos

Edital 05/2017 – Proteção da Propriedade Intelectual